O que medem os rankings universitários internacionais? Apontamentos teóricos, indicadores e características

Autores

Palavras-chave:

Indicadores, Avaliação universitária, Ranking universitário.

Resumo

Os rankings universitários internacionais vem ganhando importância no cenário mundial por simplificar e reduzir grande quantidade de informações acerca de universidades espalhadas por diferentes países. Ao mesmo tempo em que esta constitui sua principal vantagem, reduzir informações advindas de diferentes contextos econômicos, sociais e culturais pode enviesar os resultados. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o tema e reúne aspectos importantes para ampliar a discussão acerca dos rankings, debate os indicadores mais utilizados e principais críticas aos rankings universitários league tables. São discutidos os indicadores qualitativos e quantitativos utilizados pelos rankings Shanghai, THE, QS e Leiden. Considerando-se a relevância alcançada por tais rankings, conclui-se que é fundamental ampliar a discussão entre a comunidade científica brasileira, a fim de proporcionar maior entendimento sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samile Andréa de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Ciências da Informação. Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

Vanz, S. A. de S. (2018). O que medem os rankings universitários internacionais? Apontamentos teóricos, indicadores e características. Informação &Amp; Sociedade, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38383

Edição

Seção

Artigos de Revisão