"Somente existe cultura transformada": as mediações da informação e da comunicação

Autores

  • Regina Maria Marteletto IBICT
  • Icleia Thiesen Unirio

Palavras-chave:

Yves Jeanneret, mediação, seres culturais, trivialidade, informação e comunicação

Resumo

O artigo pretende apresentar aos estudantes e pesquisadores brasileiros um autor e sua obra, Yves Jeanneret, um dos maiores expoentes das Ciências da informação e da comunicação na França. Após a apresentação breve do autor, já conhecido por parte da comunidade brasileira da Ciência da informação pela sua participação em eventos promovidos pela Rede Mussi, apresenta-se um panorama dos seus principais temas de pesquisa, desde a comunicação e a vulgarização científica, passando pelos estudos sobre as tecnologias da informação e da comunicação, até o livro objeto principal dessa apresentação, onde o autor aprofunda suas reflexões, relendo autores canônicos da filosofia, semiologia, crítica e estética literária, economia, sociologia, dentre outras disciplinas, além de recuperar e sitematizar estudos dos seus contemporâneos franceses do campo infocomunicacional, sejam eles pesquisadores ou jovens estudantes em formação doutoral. O objetivo é fundamentar uma linha de estudos sobre a trivialidade e os seres culturais, agora no contexto do apagamento das mediações, foco de estudo de uma semio-economia da informação e da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Maria Marteletto, IBICT

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisadora Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio entre o Instituto Brasileiro de IInformação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Icleia Thiesen, Unirio

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Convênio com Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil. Professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do PPG em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

Marteletto, R. M., & Thiesen, I. (2018). "Somente existe cultura transformada": as mediações da informação e da comunicação. Informação &Amp; Sociedade, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38751

Edição

Seção

Artigos de Revisão