Mediação Cultural na contação de histórias da Biblioteca Pública Infantil de Londrina

Autores

  • Ana Paula Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Silva Nascimento Universidade Estadual de Londrina
  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante Universidade Estadual de Londrina
  • Terezinha Elisabeth da Silva Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Discorre sobre a presença da mediação cultural na contação de histórias, vista como uma possibilidade de expressão da arte e da literatura para crianças, jovens e adultos. Defende que os kirigamis utilizados durante a contação são recursos artísticos e culturais capazes de despertar o interesse pela arte e cultura japonesa. O objetivo deste trabalho foi identificar a mediação cultural nas atividades de contação de histórias. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. O universo da pesquisa foi a Biblioteca Pública Infantil de Londrina; a população-alvo foi composta pelo contador de história, pela bibliotecária e pelos leitores-ouvintes. Como método de pesquisa utilizou-se a observação da contação de história e entrevistas semiestruturadas com os ouvintes, o contador da história e a bibliotecária responsável. Os dados foram analisados a partir do roteiro de observação e dos discursos das entrevistas. Os resultados evidenciaram que a bibliotecária e o contador realizam a mediação cultural e a mediação da leitura de modo criativo e lúdico, sendo que os kirigamis utilizados encantam crianças, jovens e adultos. Conclui que a contação de história se manifesta como mediação cultural, tendo em vista que pode fomentar o gosto pela arte e pela leitura, favorecendo à apropriação e a produção de diferentes linguagens e de efeitos no leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsista CAPES

Ana Paula Silva Nascimento, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina.

Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

Terezinha Elisabeth da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Docente colaboradora da Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Pereira, A. P., Silva Nascimento, A. P., Beckman Cavalcante, L. de F., & Silva, T. E. da. (2019). Mediação Cultural na contação de histórias da Biblioteca Pública Infantil de Londrina. Informação &Amp; Sociedade, 29(4), 225–250. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/44255

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa