GESTÃO DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: desafios para as organizações produtivas
Resumo
Para potencializar o alcance de novas conquistas, as organizações necessitam conduzir sua Gestão do Conhecimento e sua Inteligência Competitiva de forma sistemática e alinhada com o seu Posicionamento Estratégico. O conhecimento empresarial surge como um ativo de especial importância para qualquer trabalho produtivo a partir da progressiva constatação do papel fundamental que exerce nos processos de produção. Esta conscientização se cristaliza com o advento das Revoluções Industriais, em especial na Terceira Revolução Industrial que tem lugar nesta virada de século. Este trabalho procura mostrar, considerando um modelo que trata do conhecimento formal e informal e de suas transformações, que o conhecimento empresarial tem fundamental importância para o alcance e sustentação de uma vantagem competitiva. Além disso, propõe um modelo de gestão do conhecimento com base nas subfunções da administração aplicadas às fases de geração, codificação, disseminação e apropriação do conhecimento, que orienta as ações dirigidas à fundamentação da tomada de decisões gerenciais e de trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-01-01
Como Citar
Silva, F. A. C., Espínola, M. J. C., & Vilar, R. M. (2006). GESTÃO DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: desafios para as organizações produtivas. Informação &Amp; Sociedade, 16(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/444
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.