Utilização de ontologias na Recuperação de Informação: principais abordagens, problemas e propostas de melhorias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2021v31n1.50273

Resumo

As ontologias estão sendo utilizadas para a implementação de novos recursos e melhorias em sistemas de busca e recuperação de informações, principalmente no contexto da Web. O presente artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre a utilização de ontologias em sistemas de recuperação de informação, discutindo tipos adotados, áreas de aplicação, principais abordagens, propostas de melhorias, estudos validados por usuários e lacunas de pesquisa ainda existentes. A metodologia adotada para este fim contou com pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, baseada nas áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação, realizada por meio de publicações presentes na ACM Digital Library e Google Scholar. Entre os principais resultados, percebemos que as ontologias têm sido amplamente discutidas na literatura e utilizadas em diversas propostas e experimentos, proporcionando melhorias significativas no processo de recuperação de informação. Tal recurso possibilita o desenvolvimento de funcionalidades e recursos interativos, busca semântica, expansão e refinamento de consultas, além de contribuir para projetos de acesso à Web Semântica, visualização de informações, recuperação multimídia, dispositivos móveis e desenvolvimento de interfaces e sistemas. No entanto, apesar das inúmeras contribuições, sugerimos que as ontologias sejam utilizadas para potencializar a busca, através da exploração do significado existente entre os conceitos relacionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcia Cristina dos Reis, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) / Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Marília, São Paulo. Docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Jacarezinho, Paraná.

Edberto Ferneda, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Pós-Doutor em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa, PB, Brasil. Docente Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, SP, Brasil.

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Reis, M. C. dos, & Ferneda, E. (2021). Utilização de ontologias na Recuperação de Informação: principais abordagens, problemas e propostas de melhorias. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, 31(1), 1–36. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2021v31n1.50273

Edição

Seção

Artigos de Revisão