Boas práticas para dados na web: análise do portal Dados Abertos Cape

s

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2021v31n1.50790

Resumo

O presente estudo objetivou discutir o atendimento de conjuntos de dados abertos governamentais acerca da Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu disponíveis no portal Dados Abertos Capes às boas práticas para de dados na web. A análise apresentou a adequação dos 29 conjuntos de dados às 35 boas práticas para a disponibilização de dados na web, recomendadas pelo World Wide Web Consortium, bem como os benefícios alcançados pelo atendimento, de forma a fornecer aportes teóricos da Ciência da Informação para subsidiar os fornecedores de dados, no tocante à melhoria dos dados disponibilizados na web. A partir da análise foi possível verificar que, das 35 boas práticas, 7 não se aplicam aos conjuntos de dados analisados; 20 foram consideradas não atendidas ou parcialmente atendidas e 8 consideradas atendidas. Os dados disponíveis no portal Dados Abertos Capes necessitam de ajustes para que possam atender à terceira estrela dos dados abertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emanuelle Torino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestre em Gestão da Informação, pela Universidade Estadual de Londrina (2010), Especialista em Gestão Contemporânea de Recursos Humanos, pela Universidade Estadual de Londrina (2005), Bacharel em Biblioteconomia, opção Informação e Gerência, pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Atua como Coordenadora do Comitê Gestor do Portal de Informação em Acesso Aberto da UTFPR (PIAA), do Repositório Institucional da UTFPR (RIUT) e do Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA), membro do Comitê Gestor do Portal de Periódicos Científicos da UTFPR (PERI) e do Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Consultora ad hoc da revista Perspectivas Contemporâneas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atua principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, acesso aberto, repositórios digitais, periódicos científicos, informação e tecnologia, arquitetura da informação, integração e interoperabilidade de dados, ecologia complexa de dados.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Formação acadêmica: Licenciada em Matemática pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP (1986). Especialista em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1987). Mestre em Ciências - área de concentração - Ciências da Computação e Matemática Computacional - pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1993). Doutora em Educação - área de concentração Educação Brasileira - pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (2001). Atuação profissional: Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp (2004 - 2011) Coordenadora do Doutorado Interinstitucional (DINTER) Unesp e Universidade Federal do Ceará (2010-2014) Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp - PROPG (2013-2017). Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp. Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp - PROGRAD (inicio: 2017). Membro Titular do Conselho de Gestão Científica do Núcleo de Computação Científica da Unesp - GridUnesp. Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento e Aplicação de Multímidia da FFC - UNESP. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Líder do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI) Parecerista ad hoc de agências de fomento nacionais. Parecerista e membro de Comitês Científicos de periódicos científicos Coordenadora do Comitê Gestor do Portal Docente da Unesp (início: 2018). Coordenadora do Comitê de Acesso Aberto da Unesp (início: 2019). Pesquisadora da área de Ciência da Informação, com ênfases em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Arquitetura da Informação digital Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2 - projeto de pesquisa: Arquitetura da Infomação e Experiência do Usuário em ambientes informacionais digitais. Financiamento CAPES / Pró-equipamentos - Tecnologia Eye-Tracker (R$ 196.931,00).

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Torino, E., & Vidotti, S. A. B. G. (2021). Boas práticas para dados na web: análise do portal Dados Abertos Cape: s. Informação &Amp; Sociedade, 31, 1–25. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2021v31n1.50790

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa