Promovendo o diálogo entre Ciência da Informação e Audiodescrição: a urgência da preservação digital e de políticas de salvaguarda
The urgency of digital preservation and safeguard policies
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52088Resumo
A audiodescrição, por sua função de acesso à informação, alinha-se à Ciência da Informação, tendo sido objeto de pesquisa de mestrado, realizada no Programa [retirado para revisão pelos pares]. Como objetivo de investigação, buscou-se compreender o modo como teorias, técnicas e práticas da Ciência da Informação podem beneficiar o processo de inclusão social e de acessibilidade, além do empoderamento de pessoas com deficiência visual, a partir do conceito de informação audiodescritiva. A pesquisa, qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório, teve como fundamento o método de abordagem dialético-materialista. O seu universo constituiu-se por universidades federais e estaduais, em cujos quadros há grupos e núcleos de pesquisa que trabalham com audiodescrição no Brasil. Como técnica de coleta de dados, foram aplicados questionários online a partir de amostragem não aleatória por julgamento; quanto aos procedimentos, além do estatístico, optou-se também pela análise comparativa. Os resultados obtidos constataram a falta de conhecimento da maioria dos profissionais audiodescritores sobre ações de preservação digital e sobre políticas de salvaguarda dos conteúdos audiodescritos produzidos pelos grupos e núcleos de que fazem parte. Concluiu-se que, para manter a memória da audiodescrição passível de acesso por longo prazo, são necessárias ações promovidas em conjunto por profissionais da Audiodescrição e da Ciência da Informação para a preservação e o acesso digitais baseados em políticas adequadas de salvaguarda.
Downloads
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.