Muli e interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Ciência da Computação no âmbito da Web Semântica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2021v31n1.52120

Resumo

As transformações da sociedade impõem novas configurações no modo como as disciplinas se compõem e se relacionam. Nesse contexto, a multi, a inter e a transdisciplinaridade podem proporcionar respostas para a solução de problemas que não são solucionados no âmbito das ciências clássicas. Uma dessas relações reside entre a Ciência da Informação e a Ciência da Computação, cuja interação pode trazer contributos para ambas as áreas. A Web Semântica é um exemplo deste tipo de inter-relação, nascida na Ciência da Computação, mas que apresenta uma grande influência no campo da Ciência da Informação. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo analisar e discutir as inter-relações e os consequentes pontos de multi e interdisciplinaridades existente entre a Ciência da Informação e a Ciência da Computação no âmbito da Web Semântica. Para tanto, a pesquisa tem natureza qualitativa, em que partindo-se das camadas da Web Semântica buscou-se identificar quais as áreas da Ciência da Informação que interagem com a Ciência da Computação, além de identificar se tais relações são multi ou interdisciplinares. Assim, este trabalho considerou uma estrutura clássica da Web Semântica, as camadas, para identificar as relações multi e interdisciplinares existentes entre a Ciência da Informação e a Ciência da Computação. Foi possível identificar que as quatro camadas principais da Web Semântica promovem essa relação entre as duas áreas do conhecimento, sendo que nas duas camadas inferiores (codificação e sintaxe) verifica-se que ocorre tal inter-relação, podendo esta ser caracterizada como do tipo multidisciplinar, enquanto nas duas camadas superiores (dados e vocabulários e ontologias) pode ser caracterizada como uma inter-relação interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caio Saraiva Coneglian, Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciênica da Informação da UNESP Marília.

Professor do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional. Líder do Grupo de Pesquisa ?Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional'. Coordena o projeto de pesquisa 'Processos de compartilhamento e socialização do conhecimento em ambientes empresariais'. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho 'Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações' (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

José Eduardo Santarem Segundo, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP-Marília/SP; Professor Doutor no Departamento de Educação, Informação e Comunicação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília na linha de Informação e Tecnologia. Coordenador do GT8 - Informação e Tecnologia, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Atua na linha de pesquisa - Ambientes Digitais e Tecnologias Aplicadas a Informação e Comunicação - , com ênfase em Web Semântica, Linked Data, Dados Abertos e Acervos Digitais. Lider do NEWSDA - Núcleo de Estudos em Web Semantica e Dados Abertos. Recebeu o Prêmio de Melhor Tese pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) - Ano 2011. Recebeu também Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses - 2011 (Ciências Sociais Aplicadas)

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Coneglian, C. S., Valentim, M. L. P. ., & Santarem Segundo, J. E. . (2021). Muli e interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Ciência da Computação no âmbito da Web Semântica. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, 31(1), 1–18. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2021v31n1.52120

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa