Levantamento e análise dos fatores de utilização de licenças creative commons em uma sociedade da informação.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52193

Resumo

Na sociedade da informação é encontrado novos paradigmas em relação a utilização e compartilhamento de informações graças às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que por meio digital, permitem que diferentes formas de compartilhamento e difusão do conhecimento sejam utilizadas e, consequentemente, novos mecanismos sejam acionados como forma de disseminar legalmente esses ativos. Entender o porquê as pessoas acabam recorrendo a esses mecanismos, como as licenças Creative Commons, torna-se o objetivo central do presente estudo. Por meio de uma análise metodológica utilizando a UTAUT 2 (Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia) e um levantamento bibliográfico de especialistas, a pesquisa expõe os principais fatores de utilização encontrados que influenciam os usuários a optarem por esses tipos de licenciamento na comunicação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Carolina Zanini Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba. Atualmente é Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e cursando MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo. Tem como principais linhas de pesquisa análise e desenvolvimento de metodologias para habitats de inovação, tais como incubadoras, pré-incubadoras e Centros de Inovação assim como Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e licenças de acesso aberto tais como Creative Commons e Software livre. 

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-Doutora e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Na área científica possui mais de 170 artigos publicados e é revisora de 14 periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência em elaboração e gestão de projetos com órgãos de fomento e financiamento como: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Tem experiência na área pública atuando como Gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina - Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) na gestão e operação de projetos em âmbito Estadual e elaboração da Política Estadual de CT&I e implantação de habitats de inovação. Além disso, tem atuação no apoio de projetos com parcerias público-privadas e na implantação de laboratórios de inovação de governo, principalmente com experiência de mudança de cultura para a inovação em órgãos públicos e na implantação de processos de inovação aberta. Em meio empresarial teve atuação em gestão de habitats de inovação, construção de metodologias para habitats de inovação se associando a gestão de incubadoras, pré-incubadoras, centros de inovação, ambiente maker e coworking. Atuou como supervisora geral da reformulação do Portal do Professor - parceria UFSC e Ministério da Educação e participou da implantação do cluster de inovação na educação em Santa Catarina Coordena o projeto Fortalecimento de Habitats de Inovação que atua na ativação do ecossistema catarinense e na implantação dos 13 Centros de Inovação do Estado de Santa Catarina, da Rede de Inovação de Florianópolis e na implantação do Living Lab Florianópolis. É líder do grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento ? único grupo do Brasil certificado no CNPq com foco em habitats de inovação e empreendedorismo. (via.ufsc.br). O grupo é detentor de metodologias de orquestração de ecossistema, implantação e operação de ambiente maker, incubadoras, pré-incubadoras, espaços de inovação aberta com interação de startups e gamificação para a inovação. Tem experiência internacional e conexões com pesquisadores e ambientes de inovação de países como Espanha, Portugal, Colômbia, México, China, Itália, Argentina e Uruguai. 

Enrique Muriel-Torrado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Diplomatura en Biblioteconomía y Documentación pela Universidade de Extremadura (2005), graduação em Licenciatura en Documentación pela Universidade de Extremadura (2007), mestrado em Máster en Documentación Digital - Universitat Pompeu Fabra (2008), mestrado em Máster en Información Científica - Universidad de Granada (2008) e doutorado em Doctorado en Documentación - Universidad de Granada (2012). Atualmente é professor assistente na Universidade Federal de Santa Catarina.Tem experiência na área de Ciência da Informação e atua principalmente nos seguintes temas: direitos autorais, copyright, copyleft, privacidade, sociedade da informação e serviços e ferramentas em unidades de informação. Editor Chefe da Revista Encontros Bibli. Membro do grupo ITI-RG (Intelligence, Techonogy and Information - Research Group) da UFSC e do Grupo de Software Documental da Universidad de Granada.

Publicado

2020-11-05

Como Citar

Ferreira, M. C. . Z. ., Teixeira, C. S. ., & Muriel-Torrado, E. (2020). Levantamento e análise dos fatores de utilização de licenças creative commons em uma sociedade da informação. Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–22. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52193

Edição

Seção

Artigos de Revisão