As competências do Bibliotecário em uma Rede de Bibliotecas Escolares para o Estado de Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Eliane Fioravante Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGInfo)da Informação, Programa de Pós-Graduação, Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0003-1414-3099
  • Miriam Vieira da Cunha Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-9689-8403

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52219

Resumo

Em estudo decorrente da aprovação, em 2010, no Brasil, de uma Lei Federal que obriga cada escola brasileira a ter uma biblioteca, a categoria profissional no estado de Santa Catarina concebe um modelo de gestão para atender as bibliotecas escolares da rede pública desse Estado. Partindo desse modelo busca-se ampliar a discussão sobre o papel do bibliotecário diante da perspectiva de abertura e incremento de postos de trabalho nas escolas brasileiras, um quadro que nos leva a levantar algumas questões sobre as competências e atribuições desse profissional quando numa rede escolar. Deste modo, abre-se para debate o papel do bibliotecário na educação básica, os limites e as possibilidades de atuação desse profissional, as necessidades de informação da comunidade escolar, e o envolvimento da classe profissional com este tema. Entende-se que a ampliação do fazer desse profissional no contexto escolar contribui para uma maior visibilidade de seu desempenho no cenário da educação brasileira. Diante dessa realidade, este artigo trata sobre o contexto educacional catarinense, o papel do bibliotecário no sistema das profissões, e por fim, sobre as competências desse profissional evidenciadas a partir de um modelo de rede.

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Biografia do Autor

Eliane Fioravante, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGInfo)da Informação, Programa de Pós-Graduação, Florianópolis, SC, Brasil

Professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha pesquisa Informação, Memória e Sociedade.

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Bacharela em Biblioteconomia pela UFSC, com experiência profissional na rede pública de educação básica.

Coordenou o Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina por duas gestões (2002-2004/2008-2009).

Colabora nas discussões e estudo de uma rede de bibliotecas escolares para SC, e dentre outras coisas pertinentes à biblioteconomia e a educação básica, sobre a formação e competencia do bibliotecário para atuar na educação básica

Até 2017 tem os nomes GARCEZ, Eliane Fioravante, e FIORAVANTE GARCEZ, Eliane, nas referências bibliográficas.

Miriam Vieira da Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Tem graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Informação Científica na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris, França. Doutorado em Informação científica e técnica no Conservatoire National des Arts et Metiers, Paris, França. Pós-doutorado na Universidad Carlos III de Madrid. Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com pesquisas e orientações de mestrado e doutorado sobre: profissional da informação e formação profissional. Participa do Grupo de Pesquisas NEIMCOC.

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Fioravante, E., & Cunha, M. V. da. (2020). As competências do Bibliotecário em uma Rede de Bibliotecas Escolares para o Estado de Santa Catarina, Brasil . Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–15. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52219

Edição

Seção

Artigos de Revisão