Indicadores para avaliação qualitativa de Dados Abertos: Inteligibilidade, operacionalidade e interatividade nos datasets do Governo Federal no Portal Brasileiro de Dados Abertos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52469

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo avançar na construção de metodologias que possibilitem a avaliação qualitativa de data sets publicados através das políticas de Dados Abertos, tendo como princípio analítico averiguar se os dados cumprem com parâmetros normativos que possibilitem sua devida apropriação social. Neste sentido, o corpus analisado se concentrou nos datasets do governo federal brasileiro publicados no Portal Brasileiro de Dados Abertos. Foram estudados 715 datasets de todos os órgãos com status de ministério, o que implicou na checagem de um total de 2.743 arquivos (conteúdos-bases), dos quais foram efetivamente encontrados e analisados 1.860 arquivos. Metodologicamente, o estudo foi executado em duas frentes: a análise qualitativa externas dos arquivos, observando suas condições e padrões de publicação e análise qualitativa interna, verificando os arquivos em si, abrindo e observando-os individualmente. Verificou-se a consistência de três dimensões normativas: (a) inteligibilidade; (b) operacionalidade e (c) interatividade. O estudo demonstrou que grande parte dos datasets tem problemas de inteligibilidade; detectou-se que 21% dos datasets anunciados como "publicados" não possuem, de fato, arquivos disponíveis para download (links quebrados). Outros problemas também foram detectados, tais como lacunas de dados, falta de padronização e formatos, e insuficiência nos indicadores de interatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sivaldo Pereira da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

Professor da Faculdade de Comunicação (FAC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). PhD em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Mestre em Comunicação pela UFBA. Possui pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD), Poscom-UFBa. Produção e pesquisa nas áreas de comunicação e democracia; democracia digital; opinião pública e internet; jornalismo de dados e política; políticas públicas de comunicação; regulação da comunicação digital, como foco em governança de algoritmos e inteligência artificial. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); consultor ad hoc da Unesco para aplicação de indicadores de desenvolvimento da mídia no Brasil. Também desenvolveu trabalhos de consultoria junto a outras organizações governamentais e não-governamentais na área de democracia digital e governo eletrônico, direitos humanos e mídia e políticas públicas. É fundador e coordenador do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD)

Ana Thereza Nogueira Soares, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2003), Especialista em Informação Internacional pela Universidad Complutense de Madrid (2001) e Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (1997). Realizou estágio doutoral no Lateinamerika Institut (LAI) da Freie Universität Berlin (FUB) (2011/2012), como parte de seu projeto de estudos junto ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (2008/2014). Atuou por mais de dez anos no ensino superior privado como docente e pesquisadora, tendo lecionado disciplinas relacionadas às áreas de Comunicação Organizacional, Metodologia de Pesquisa, Política e Mídia, Organizações e Movimentos Sociais, Teoria da Comunicação e Teoria Sociológica. Integrou, na PUC Minas, o Colegiado de Coordenação Didática do curso de Comunicação Social – Gestão da Comunicação Integrada (2008-2010). Possui experiência em ensino, pesquisa e consultoria em comunicação organizacional, com ênfase para a comunicação em movimentos e organizações da sociedade civil. Pesquisa, atualmente, epistemologia e teoria da comunicação em contextos organizacionais. É pesquisadora do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política da UnB (CTPol-UnB)

Daniel Jorge Teixeira Cesar, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. Mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (2013). Possui graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (2010) e graduação em Antropologia pela Universidade de Brasília (2011). Desempenhou entre 2011 e 2015 funções de assistente e analista de pesquisa no Programa de Educação, Cultura e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (2015). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Ciência e Tecnologia. Desenvolve estudos sobre pirataria, compartilhamento de arquivos, questões referentes ao direito autoral e de fenômenos relacionados às comunicações mediadas por computador e Internet.  É pesquisador do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política da UnB (CTPol-UnB).

Leon Eugênio Monteiro Rabelo, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). É mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG),  na linha de Comunicação e Cidadania (2010). Possui graduação em Música pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (1996). Atuou como produtor  cultural, tradutor e consultor em projetos de intercâmbio internacional, em questões  ligadas à cultura e desenvolvimento sustentável.  Desenvolve pesquisa de doutorado sobre Dados Abertos no Poder Legislativo. É pesquisador do Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política da UnB (CTPol-UnB).

Publicado

2020-11-05

Como Citar

Silva, S. P. da, Soares, A. T. N., Cesar, D. J. T., & Rabelo, L. E. M. (2020). Indicadores para avaliação qualitativa de Dados Abertos: Inteligibilidade, operacionalidade e interatividade nos datasets do Governo Federal no Portal Brasileiro de Dados Abertos. Informação &Amp; Sociedade, 30(3), 1–19. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52469

Edição

Seção

Artigos de Revisão