AS MELHORES PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS: uma investigação empírica do Sistema das Bibliotecas Públicas Municipais do Estado de Pernambuco
Resumo
O objetivo do presente estudo é a identificação das experiências administrativas de sucesso (best practices) das Bibliotecas Públicas Municipais (BPM) pernambucanas que possam servir para o estabelecimento de padrões de gestão (benchmarking) para as demais. Foram digitalizados e analisados os dados referentes a 24 variáveis provenientes dos relatórios das 176 (BPM) no período de 1998-2002. Foram escolhidas as BPM que permaneceram, durante esse período, entre as dez melhores. Em Pernambuco, foram realizadas 1.067.049 consultas no ano 2002 pelo sistema das BPM. Caso fosse possível adotar em todas as BPM a média dos dez melhores valores, o número de consultas se elevaria para 5.695.736, ou seja, 1.481%. Diversos modelos estatísticos (regressões múltiplas e análise fatorial) foram utilizados, também, procurando explicar os fatores que influenciaram as variáveis selecionadas. Foram discutidas, ainda, algumas sugestões voltadas para implementação de uma política para o sistema das BPM, como também, algumas experiências internacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2004-01-01
Como Citar
Filho, A. do R. M., Aquino, M. C. de, Soares, A. P., & Lyra, C. S. (2004). AS MELHORES PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS: uma investigação empírica do Sistema das Bibliotecas Públicas Municipais do Estado de Pernambuco. Informação &Amp; Sociedade, 14(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/74
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.