INFORMAÇÃO E CIDADANIA: necessidades e formas de busca por parte da mulher catarinense.

Autores

  • Maria de Jesus Nascimento

Resumo

Necessidade, formas de busca e uso da informação da mulher catarinense. Estudo desenvolvido junto à amostra setenta professoras da rede estadual de ensino médio, em quinze escolas de Florianópolis. Aplicou-se um questionário seguido de entrevista dando oportunidade às participantes de se expressarem livremente, sobre suas necessidades informacionais, enquanto mulher e professora. Em todas as escolas visitadas há biblioteca, mas apenas 32,3% das professoras consideram que esta atende às suas necessidades de informação. 81% das entrevistadas afirmaram ter computador em suas escolas, mas apenas 8% o usam como instrumento de pesquisa. O livro é a principal fonte de consulta e atualização.Apenas 13% conhecem bibliotecas, bases de dados, ou páginas da Internet que tratem de assuntos específicos sobre o gênero. 100% da amostra concordam que a informação pode ajudar a diminuir a discriminação e as diferenças sociais. Apesar de 80% delas se auto-considerarem autônomas, apenas 30% têm poder de decisão no trabalho. Pode-se constatar que, mesmo no desempenho de uma profissão predominantemente feminina, as mulheres não têm poder de decisão. Conclui-se que é imprescindível: proporcionar maior facilidade de acesso à informação sobre o gênero; reestruturar as bibliotecas escolares; e implantar laboratórios de informática nas escolas, para que as professoras possam aplicar os recursos das novas tecnologias, em sua prática didática pedagógica, e para satisfazer suas necessidades de informação, possibilitando, assim exercerem sua profissão e cidadania com dignidade.

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Publicado

2003-06-30

Como Citar

Nascimento, M. de J. (2003). INFORMAÇÃO E CIDADANIA: necessidades e formas de busca por parte da mulher catarinense. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, 13(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/94

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa