A INSERÇÃO DE TEORIAS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA

Autores

  • Cibele Vasconcelos Dziekaniak

Resumo

Este artigo procura discutir a inserção de teorias e práticas administrativas nas grades curriculares dos Cursos de Biblioteconomia. Nesse sentido, abordaram-se aspectos históricos dos currículos, tendo como propósito resgatar a evolução da área administrativa no âmbito biblioteconômico, bem como se realizou um levantamento das grades curriculares de 26 cursos existentes no Brasil, com o intuito de identificar como estão sendo disponibilizadas as disciplinas de cunho administrativo e qual a formação dos professores ministrantes. Propõe uma reflexão sobre a problemática enfrentada pelos profissionais bibliotecários, em administrar bibliotecas e assumir funções gerenciais. Conclui que os Cursos de Biblioteconomia precisam repensar a falta de sinergia, assim como a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, entre as áreas de Biblioteconomia e Administração.

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Publicado

2003-06-30

Como Citar

Dziekaniak, C. V. (2003). A INSERÇÃO DE TEORIAS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, 13(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/96

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa