Tecendo uma rede conceitual na Ciência da Informação: tecnologias intelectuais para competências em informação

Autores/as

  • Isa Maria Freire UFPB

Resumen

Apresenta os resultados da aplicação do modelo de rede conceitual de Wersig (1993) à problemática da competência informacional no regime de informação da sociedade em rede. Descreve, a partir da noção de contexto de Bunge (1980), um quadro teórico-conceitual fundamentado na proposição de Wersig e Neveling (1975) sobre a responsabilidade social da Ciência da Informação na sociedade contemporânea, onde se relacionam os construtos tecnologias intelectuais e competências em informação de modo a promover ações de informação para desenvolvimento de dispositivos e artefatos de informação na Internet. Comenta as possíveis aplicações desse contexto mediante ações integradas de política e gestão da informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social (CNPq).

Citas

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy. Chicago: ALA, 1989. Final report. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html>. Acesso em: 5 junho 2014.

BELLUZZO, R.C.B. A information literacy como competência necessária à fluência centífica e tecnológica na sociedade da informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO DA UNESP, 7, 2001. Anais... São Paulo: UNESP, 2001. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/ana8.html>. Acesso em: 3 junho 2014.

BUNGE, M. Epistemologia; curso de atualização. 2ed. São Paulo: T.A. Queiroz Ed., 1980

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COLLINS, H. M.; KUSH, M. The shape of actions: what humans and machines can do. Cambridge, Mass: MIT Press, 1999. p. 11-21.

DOYLE, C. Information literacy in information society: a concept for the information age. NY: ERIC Clearinghouse on Information & Technology; Syracuse University, 1994.

FREIRE, I.M. Caracterização das ações de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.5, n.1, 2012.

_____. A responsabilidade social da ciência da informação e/ou O olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Dout. Ci. da Inf.). RJ: Convênio CNPq/IBICT – UFRJ/ECO, 2001.

FREIRE, I.M., ARAUJO, V.M.R.H. de. A responsabilidade social da ciência da informação. Transinformação, v.11, n.1, jan./abr. 1999.

FREIRE, I.M.; FREIRE, G.H. de A. Ações para produção e compartilhamento de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi. João Pessoa: UFPB, 2014. Inédito.

FROHMANN, B. Taking information policy beyond information science: applying actor network theory. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE CANADIAN ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE / ASSOCIATION CANADIENNE DES SCIENCES DE L’INFORMATION, 23., 1995. Edmonton. Electronic proceedings… 14p. Disponível em: http://www.cais-acsi.ca/1995proceedings.htm ou < http://www.fims.uwo.ca/people/faculty/frohmann/actor.htm >. Acesso em: 10/5/2014.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. Novas fronteiras tecnológicas das ações de informação: questões e abordagens. Ciência da Informação, v.33, n.1, 2004.

_____. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 1, p. 60-76, jan./abr. 2003.

_____. Dos estudos sociais da informação aos estudos do social desde o ponto de vista da informação. In: AQUINO, M. de A. (Org.) O campo da Ciência da Informação. João Pessoa: UFPB, 2002.

_____. Da política de informação ao papel da informação na política contemporânea. Revista Internacional de Estudos Políticos, v.1, n.1, p.57-93, 1999.

_____. Da organização do conhecimento às Políticas de Informação. INFORMARE – Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 58-66, jul./dez. 1996.

HATSCHBACH, M.H. de L. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. Dissertação (Mest. Ci. da Inf.). Rio de Janeiro: CNPq/IBICT – UFRJ/ECO, 2002.

KUHLTHAU, Carol. Inside the search process: information seeking from the user´s perspective. Journal of the American Society for Information Science, v.42, n.5, 1991.

LEVY, P. A conexão planetária. Rio de Janeiro : Editora 34, 2001.

_____. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2000.

_____. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

_____. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34,1994.

POPPER, K.R. Conjectures and refutations: the growth of scientific knowledge. 4th rev ed. New York: Basic Books, 1972.

SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, v.1, n.1, 1996.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000.

WERSIG, G. Information Science: The study of postmodern knowledge usage. Information Processing and Management, v.29, n.2, p.229-239, 1993.

WERSIG, G.; NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. The Information Scientist. v.9, n.4, 1975.

Publicado

2014-07-03

Cómo citar

Freire, I. M. (2014). Tecendo uma rede conceitual na Ciência da Informação: tecnologias intelectuais para competências em informação. Informação &Amp; Tecnologia, 1(1), 130–144. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/itec/article/view/19840

Número

Sección

ARTIGOS DE PESQUISA