Gestão da informação como suporte à redução de incerteza no processo decisório: estudo de caso do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Autores

  • Renata Maria Abrantes Baracho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amarildo Martins de Magalhães PPGCI/UFMG

Resumo

Estamos perpassando o processo de aumento de produção e disponibilização de informação paralelamente com a velocidade de processamento e transmissão que dispara a necessidade de desenvolver e aprimorar metodologias e processos de gestão da informação. Apresenta-se uma fundamentação teórica baseada em conceitos clássicos de gestão da informação, arquitetura e recuperação da informação, conceitos de lógica difusa como suporte ao processo decisório. É uma pesquisa aplicada com o desenvolvimento de um modelo de redução de incerteza no processo de tomada de decisão baseado em lógica difusa. Em seguida mostra os resultados obtidos por meio da validação desse modelo em um estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), no problema de monitoramento de cursos superiores com indicadores de processo. Pode-se concluir que o modelo proporciona aos avaliadores um instrumento para monitorar os resultados, constitui meios para uma avaliação constante baseada em regras de desempenho e programas de monitoramento. Esses parâmetros tem a premissa de propor a redução dos pontos de imprecisão inerentes aos processos de avaliação de sistemas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maria Abrantes Baracho, Universidade Federal de Minas Gerais

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - PPGCI/UFMG. Possui doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais com PDEE na The Pennsylvania State University, mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em recuperação e representação da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação, recuperação da informação, sistemas de informação, modelagem, building information modeling/management-BIM, museu virtual, computação gráfica.

Amarildo Martins de Magalhães, PPGCI/UFMG

Possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Especialista em desenvolvimento de soluções para Internet (2010). Atualmente é analista de tecnologia da informação do Instituto Federal Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, uso de sistemas de informação em grandes corporações, conhecimentos na área de gerência de projetos.

Referências

ALVARENGA, L. Representação do conhecimento na perspectiva da Ciência da Informação em tempo e espaço digitais. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci Inf., Florianópolis, n. 15, 1o sem. 2003.

BAEZA Y. R.; RIBEIRO-NETO, B. Modern Information Retrieval - The Concepts and Technology behind Search. 2nd Edition, Pearson, 2011.

BARACHO, R. M. A. Sistema de recuperação de informação visual em desenhos técnicos de engenharia e arquitetura: modelo conceitual, esquema de classificação e protótipo. 2007. 273 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Inf. Inf., Londrina, v.13, n.esp, p. 1-25, 2008.

CHOO, C.W.; ROCHA, E. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar conhecimento, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2006.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. São Paulo: Elsevier, 1998. Cap. 7.

JACOB, R. C. G. Avaliação Institucional e Indicadores de Qualidade nos Cursos Superiores. Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Florianópolis, 2003.

LANCASTER, F.W. Vocabulary control for information retrieval. 2th ed. Arlington: Information Resources Press, 1986.

______. Indexação e resumos: teoria e prática. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasilia: Briquet de Lemos, 1993.

LIMA-MARQUES, M.; MACEDO, F. L. O. de. Arquitetura da informação: base para a gestão do conhecimento. In: TARAPANOFF, K. O. (Ed.). Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: IBICT, 2006. p. 241-255.

PRESSMAN, R. S. Software Engineering a practioner's aproach. First Edition. Singapore: McGraw-Hill, 1987.

SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p .41-62, jan./jun. 1996.

SOUZA, R. R. Sistemas de recuperação de informações e mecanismos de busca na web : panorama atual e tendências. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso), Belo Horizonte, v. 11, n.2, p. 161-173, 2006.

TURBAN, E. Administração de Tecnologia da Informação: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus. 2003.

VICTORINO, M.C.; BRÄSCHER, M. Organização da informação e do conhecimento, engenharia de software e arquitetura orientada a serviços: uma abordagem holística para o desenvolvimento de sistemas de informação computadorizados. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, v. 10, n.3, jun, 2009. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/jun09/F_I_art.htm>. Acesso em: 20 maio 2014.

ZADEH, L. A. The role of fuzzy logic in modeling, identification and control.University of California, Berkeley

Downloads

Publicado

2014-06-15

Como Citar

Baracho, R. M. A., & Magalhães, A. M. de. (2014). Gestão da informação como suporte à redução de incerteza no processo decisório: estudo de caso do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG. Informação &Amp; Tecnologia, 1(1), 81–95. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/itec/article/view/19373

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA