EDITORIAL

Autores

  • Guilherme Ataíde Dias
  • Alba Lígia de Almeida Silva

Resumo

É com grande alegria que construímos o texto que inicia esta edição do periódico científico, Gestão & Aprendizagem. A gênese dos artigos publicados nessa edição foi o I Simpósio Internacional Jürgen Habermas, conduzido pela cientista vinculada à Universidade Federal da Paraíba, Professora Doutorada Edna Gusmão de Góes Brennand, e tratou-se de uma ação conjunta entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universitat de València e Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A realização desse evento e da consequente publicação de um número de periódico lastreado nas temáticas lá discutidas traz à tona mais uma vez – talvez estejamos sendo redundantes - a importância atual do pensamento Habermasiano. As contribuições de Habermas para a percepção da democracia que emerge na esfera pública são seminais. Elas se fazem ainda mais importante quando consideramos a contemporaneidade imediata, em que se persegue o coelho branco por labirintos que desaguam em uma quimera de um multiverso regido por uma razão instrumental que, ao invés de nos tornar mais próximos de uma Ágora ou de uma Assembleia, nos levam para um universo que aparenta ter saído de uma distopia Orwelliana, onde imperam o tecnicismo, discursos de ódio e Fake News. A obra de Habermas é um elixir para que possamos compreender e enfrentar esse cenário, trazendo mais democracia, inteligibilidade e diálogo. Afinal, a sociedade, como se apresenta, não converge para um futuro (presente?!) perfeito, pasteurizado (Não!! Rejeitamos o Triumph des Willens), e irreversível como sugerido pela tecno-fascismo.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

Ataíde Dias, G. ., & de Almeida Silva, A. L. (2022). EDITORIAL. Gestão &Amp; Aprendizagem, 11(1), 2–3. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/mpgoa/article/view/65136

Edição

Seção

Editorial