Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A autoria deve ser de discentes regularmente matriculados em Cursos de Graduação em História ou em Programas de Pós-Graduação em História, ou de áreas conexas das Ciências Humanas e Sociais, ou que tenham concluído seu curso (graduação ou pós) recentemente (há menos de um ano).
  • Em caso de autoria coletiva, só serão aceitos até 3 (três) coautores em um texto submetido. Todos os coautores devem ser indicados no momento da submissão.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • A primeira página deve conter: título do trabalho centralizado, em maiúsculo, negrito e letra tamanho 12, em Times New Roman. Também deve apresentar os resumos, em Times New Roman, corpo 10, espaço entre linhas simples. Devem ser fornecido 2 (dois) resumos, sendo um em português e o outro em espanhol ou inglês, com extensão de 200 a 300 palavras cada, acrescidos de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, nos mesmos idiomas dos resumos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As citações em língua estrangeira devem ser devidamente traduzidas para o idioma do texto submetido, constando a citação em sua língua original em nota de rodapé. Indicar a tradução da citação após o seu fim, entre parênteses, ex.: (Tradução livre).
  • Os subtópicos deverão estar em negrito, Times New Roman 12, com apenas a primeira letra em maiúsculo. NÃO deverão ser numerados.
  • Os artigos devem ter a extensão mínima de 10 (dez) páginas e máxima de 30 (trinta) páginas.
  • As resenhas aceitas pela revista restringem-se a publicações realizadas há, no máximo, 3 (três) anos quando nacionais e 5 (cinco) anos quando internacionais, e deverão ter extensão mínima de 3 (três) páginas e máxima de 10 (dez) páginas.
  • Os textos deverão ser submetidos em fonte Times News Roman 12, espaço entrelinhas de 1.5 cm, as margens da página devem obedecer aos limites: 3 cm superior e à esquerda e 2 cm inferior e à direita, no formato A4 (21 cm × 29,7 cm). Notas de rodapé em Times News Roman 10, alinhamento justificado, espaçamento simples. Referências bibliográficas ao final do texto.
  • Quando for pertinente, os textos devem trazer uma nota de rodapé apensada ao título, explicitando o financiamento recebido pela pesquisa que originou o texto, devendo ser informados tanto a agência/ instituição financiadora como também o número do processo de concessão do fomento. Essa nota pode ser incluída quando da aprovação do texto para publicação, a fim de não prejudicar o processo de dupla avaliação cega por pares. Para submissão, basta acrescentar uma nota com o texto “Trabalho resultante de financiamento de pesquisa”, que após o processo de avaliação deve ser substituído pelas informações completas por parte do(s) autor(es).
  • Todas as menções que permitam indicar a autoria da submissão, direta ou indiretamente, devem ser removidas do corpo do texto submetido no sistema OJS. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Os autores do documento devem excluir seus nomes do texto, com o literal "Autor" sendo utilizado em vez do nome dos autores. Em caso de resenhas, não é necessária a remoção da autoria do texto.
  • O texto deve ser submetido em um arquivo de texto em formato Word, em sua versão mais recente (extensão docx).
  • Cada autor deverá informar, no ato da submissão, sua titulação, sua função atual (caso se aplique), a Instituição e/ou Departamento a que está vinculado, seu e-mail de contato (preferencialmente institucional), Currículo Lattes, e seu ORCID (Open Researcher and Contributor ID).
  • A Perg@minho - Revista Discente de História da UFPB adota o Manual de Chicago (The Chicago Manual of Style - TCMS), em sua 17ª edição ou em versão mais recente, como padrão para submissão dos textos ao periódico no que diz respeito às notas e apresentação das referências. Assim, as referências devem seguir o sistema Autor-Data do Chicago Manual of Style (autor, ano, páginas). As normas estão disponíveis de forma completa em https://www.chicagomanualofstyle.org/home.html.
  • Tabelas e/ou quadros devem ser inseridos no texto com caracteres legíveis, numerados sequencialmente em algarismos romanos, além de serem citados/comentados no corpo do texto, preferencialmente próximo a esse trecho, além de apresentar, imediatamente abaixo, de forma centralizada, a indicação da fonte de onde foram retiradas as informações.
  • Imagens e/ou elementos gráficos devem ser apresentados no interior do texto, em formato JPG ou PNG, em alta resolução (mínimo de 300 dpi), numerados e acompanhados de respectivas legendas. A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho que a ela se refere. Imagens geradas em câmeras digitais devem ter no mínimo 2.048 x 1.536 pixels.
  • Para a reprodução de imagens (reprodução de documentos tridimensionais, iconográficos, textuais, tabelas, gráficos, etc.) os autores devem estar atentos: as legendas deverão ser apresentadas com indicação das respectivas autorias, instituições detentoras dos originais e dos eventuais direitos de reprodução (copyright); a obtenção das devidas autorizações é encargo do autor, que deve enviá-las à Perg@minho - Revista Discente de História acompanhadas de uma carta assinada pelo autor na qual se declara responsável pela divulgação das imagens.

Diretrizes para Autores

É de responsabilidade dos autores a CORREÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, antes do envio dos artigos; deve-se acrescentar uma declaração de revisão do artigo, seja pelo autor ou por revisor externo, constando filiação institucional e o CPF para firmar a declaração: “Declaro que eu: (nome do(a) revisor(a), (filiação institucional), CPF (número do CPF). Revisei e corrigi quando necessário, a escrita e a gramática do texto (título do artigo) submetido à Revista Perg@minho de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, vigente em território nacional desde 2009. Local e data. Assinatura do(a) revisor(a).”
Os autores devem apresentar, no processo de submissão, DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE, conforme o modelo abaixo: “Em cumprimento ao que regulamenta a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e a Lei nº 12.853, de 14 de agosto de 2013, declaro que o texto (título do artigo) submetido à Revista Perg@minho é de minha autoria e não viola os direitos autorais, conforme o Art. 184 do Código Civil Penal, Lei 10.406/2002. Local e data. Assinatura do(s) autor(es)”. Torna-se obrigatória a inclusão desses documentos no momento de upload da submissão, utilizando a categoria “Outros”.

As submissões que estiverem em desacordo com as normas acima citadas serão recusadas pelo Conselho Editorial do periódico.

Política Anti-Plágio

Serão recusadas as submissões onde forem identificados plágio, conduta antiética e a utilização de dados não confiáveis. Plágio é definido como a apropriação indevida de produções técnicas ou científicas, caracterizada pela ausência de referência ao autor original.
Inaceitável sob qualquer hipótese, será considerado plágio: a apropriação de frases, argumentos, dados, tabelas, quadros, entre outros, assim como a reprodução de trechos de obras, longos ou curtos, sem a devida referência ao texto original; a manutenção da estrutura argumentativa de obras modificadas apenas pelo uso de sinônimos; publicação em duplicidade em um mesmo idioma; reprodução de frases ou fragmentos de um trabalho próprio previamente publicado.

Formatação de Referências/ Notas de Rodapé

A Perg@minho não publica referências ao final dos artigos ou resenhas. Elas devem ser apresentadas nas notas de rodapé.

Exemplos de citações de referências em notas de rodapé segundo o The Chicago Manual of Style:

1. Livro

a) com um autor

Primeira citação:
Carlo Ginzburg, O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição, tradução de Maria Betânia Amoroso (São Paulo: Companhia das Letras, 2006), 45.

Citações seguintes:
Ginzburg, O queijo e os vermes, 88.

Primeira citação:
Roger Chartier, À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietudes, tradução de Patrícia Chittoni Ramos (Porto Alegre: Editora UFRGS, 2002), 27.

Citações seguintes:
Chartier, À beira da falésia, 34.

Primeira citação:
Donna Haraway, Manifestly Haraway (Minneapolis: University of Minnesota Press, 2016), 93.

Citações seguintes:
Haraway, Manifestly Haraway, 100.

b) com mais de um autor

Primeira citação:
bell hooks e Amalia Mesa-Bains, Homegrown: Engaged Cultural Criticism (Cambridge, MA: South End Press, 2006), 22.

Citações seguintes:
hooks e Mesa-Bains, Homegrown, 54.

Primeira citação:
Peter Burke et al., A escrita da história: novas perspectivas, tradução de Magda Lopes (São Paulo: Editora Unesp, 1992), 65.

Citações seguintes:
Burke et al., A escrita da história, 120.


2. Capítulo de Livro

a) em livro do mesmo autor

Primeira citação:
Circe Bittencourt, “Ensino de história: fundamentos e práticas”, em História e Ensino: fundamentos e métodos (São Paulo: Cortez, 2008), 15-43 (18).

Citações seguintes:
Bittencourt, “Ensino de história”, 21.

b) em coletânea

Primeira citação:
Aline Dias da Silveira. "Magia como Fenômeno Transcultural: Lição I – Como Fazer um Anel Mágico (Libro de Astromagia, séc. XIII)." In Magia, Encantamentos e Feitiçaria, organizado por Semíramis Corsi Silva et al., (São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023) 133-64 (144).

Citações seguintes:
Silveira, “Magia como Fenômeno Transcultural”, 148.

3. Artigo

a) em periódico científico

Primeira citação:
Carla Mary S. Oliveira. 2020. “Emblemas e Pedagogia Seráfica: A Convergência de Dois Mundos nas Livrarias Franciscanas da Província de Santo Antônio do Brasil no Setecentos (Bahia, Pernambuco e Paraíba)”. Cadernos de História Da Educação 19 (2): 426-58. https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-10 .

Citações seguintes:
Oliveira, “Emblemas e Pedagogia Seráfica”, 245.

b) em jornal de notícias ou magazine

Primeira citação:
Alessandra Affortunati Martins, “Olhares remotos: os 80 anos da morte de Walter Benjamin”, Cult, 21 out. 2020, https://revistacult.uol.com.br/home/walter-benjamin-oitenta-anos-morte/.

Citações seguintes:
Martins, “Olhares remotos”.

4. Tese, dissertação ou monografia

a) Tese

Primeira citação:
Eduardo Maura Zorita, “Crítica inmanente, alegoría y mito: la teoría crítica del joven Walter Benjamin (1916-1929)” (Tese de Doutorado em Filosofia, Universidad Complutense de Madrid, 2011), 235, https://hdl.handle.net/20.500.14352/48003.

Citações seguintes:
Zorita, “Crítica inmanente”, 299.

b) Dissertação

Primeira citação:
Raquel Célia Silva de Vasconcelos, “Imagem e Memória no processo de Restituição (Restituo in integro) em Walter Benjamin” (Dissertação de Mestrado em Filosofia, UECE, 2006), 35, https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=41600.

Citações seguintes:
Vasconcelos, “Imagem e Memória”, 137.

c) Monografia

Primeira citação:
Fernando Glaybson do Nascimento Santos. “Os Traços do Paraíso: Matrizes Barrocas na Linguagem Emblemática de ‘For Children: The Gates of Paradise’ [1793]”. (Monografia de Licenciatura em História, UFPB, 2023), 28, https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28840 .

Citações seguintes:
Santos, Os Traços do Paraíso, 22.

5. Recursos digitais

a) páginas e websites

Primeira citação:
Wikimedia Foundation, “Wikipedia: Manual of Style”, última modificação em 9 jul. 2024, 22h09, http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Manual_of_Style.

Citações seguintes:
Wikimedia Foundation, “Wikipedia: Manual of Style”.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Para demais formatos para referências e notas, consultar o guia on line do The Chicago Manual of Style:
https://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide/citation-guide-1.html

Artigos

A Perg@minho aceita submissões de artigos de alunos regularmente matriculados em Cursos de Graduação em História ou em Programas de Pós-Graduação em História, ou áreas conexas das Ciências Humanas e Sociais (no entanto, os textos submetidos devem ter um enfoque histórico).
São aceitos artigos de discentes do Brasil ou do exterior. Também serão aceitos artigos de pessoas que tenham concluído seu curso recentemente (há menos de um ano). A Perg@minho também aceita submissões de resenhas.

Resenhas

As resenhas aceitas pela revista restringem-se às publicações realizadas há, no máximo, 3 (três) anos quando nacionais e 5 (cinco) anos quando internacionais.

Documentos

Publicação de transcrições de documentos históricos relevantes.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.