Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • El archivo de envío está en formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF o WordPerfect.
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto tiene interlineado sencillo; 12 puntos de tamaño de fuente; se utiliza cursiva en lugar de subrayado (excepto en las direcciones URL); y todas las ilustraciones, figuras y tablas se encuentran colocadas en los lugares del texto apropiados, en vez de al final.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

É de responsabilidade dos autores a CORREÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, antes do envio dos artigos; deve-se acrescentar uma declaração de revisão do artigo, seja pelo autor ou por revisor externo, constando filiação institucional e o CPF para firmar a declaração: “Declaro que eu: (nome do(a) revisor(a), (filiação institucional), CPF (número do CPF). Revisei e corrigi quando necessário, a escrita e a gramática do texto (título do artigo) submetido à Revista Perg@minho de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, vigente em território nacional desde 2009. Local e data. Assinatura do(a) revisor(a).”
Os autores devem apresentar, no processo de submissão, DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE, conforme o modelo abaixo: “Em cumprimento ao que regulamenta a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e a Lei nº 12.853, de 14 de agosto de 2013, declaro que o texto (título do artigo) submetido à Revista Perg@minho é de minha autoria e não viola os direitos autorais, conforme o Art. 184 do Código Civil Penal, Lei 10.406/2002. Local e data. Assinatura do(s) autor(es)”. Torna-se obrigatória a inclusão desses documentos no momento de upload da submissão, utilizando a categoria “Outros”.

As submissões que estiverem em desacordo com as normas acima citadas serão recusadas pelo Conselho Editorial do periódico.

Política Anti-Plágio

Serão recusadas as submissões onde forem identificados plágio, conduta antiética e a utilização de dados não confiáveis. Plágio é definido como a apropriação indevida de produções técnicas ou científicas, caracterizada pela ausência de referência ao autor original.
Inaceitável sob qualquer hipótese, será considerado plágio: a apropriação de frases, argumentos, dados, tabelas, quadros, entre outros, assim como a reprodução de trechos de obras, longos ou curtos, sem a devida referência ao texto original; a manutenção da estrutura argumentativa de obras modificadas apenas pelo uso de sinônimos; publicação em duplicidade em um mesmo idioma; reprodução de frases ou fragmentos de um trabalho próprio previamente publicado.

Formatação de Referências/ Notas de Rodapé

A Perg@minho não publica referências ao final dos artigos ou resenhas. Elas devem ser apresentadas nas notas de rodapé.

Exemplos de citações de referências em notas de rodapé segundo o The Chicago Manual of Style:

1. Livro

a) com um autor

Primeira citação:
Carlo Ginzburg, O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição, tradução de Maria Betânia Amoroso (São Paulo: Companhia das Letras, 2006), 45.

Citações seguintes:
Ginzburg, O queijo e os vermes, 88.

Primeira citação:
Roger Chartier, À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietudes, tradução de Patrícia Chittoni Ramos (Porto Alegre: Editora UFRGS, 2002), 27.

Citações seguintes:
Chartier, À beira da falésia, 34.

Primeira citação:
Donna Haraway, Manifestly Haraway (Minneapolis: University of Minnesota Press, 2016), 93.

Citações seguintes:
Haraway, Manifestly Haraway, 100.

b) com mais de um autor

Primeira citação:
bell hooks e Amalia Mesa-Bains, Homegrown: Engaged Cultural Criticism (Cambridge, MA: South End Press, 2006), 22.

Citações seguintes:
hooks e Mesa-Bains, Homegrown, 54.

Primeira citação:
Peter Burke et al., A escrita da história: novas perspectivas, tradução de Magda Lopes (São Paulo: Editora Unesp, 1992), 65.

Citações seguintes:
Burke et al., A escrita da história, 120.


2. Capítulo de Livro

a) em livro do mesmo autor

Primeira citação:
Circe Bittencourt, “Ensino de história: fundamentos e práticas”, em História e Ensino: fundamentos e métodos (São Paulo: Cortez, 2008), 15-43 (18).

Citações seguintes:
Bittencourt, “Ensino de história”, 21.

b) em coletânea

Primeira citação:
Aline Dias da Silveira. "Magia como Fenômeno Transcultural: Lição I – Como Fazer um Anel Mágico (Libro de Astromagia, séc. XIII)." In Magia, Encantamentos e Feitiçaria, organizado por Semíramis Corsi Silva et al., (São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023) 133-64 (144).

Citações seguintes:
Silveira, “Magia como Fenômeno Transcultural”, 148.

3. Artigo

a) em periódico científico

Primeira citação:
Carla Mary S. Oliveira. 2020. “Emblemas e Pedagogia Seráfica: A Convergência de Dois Mundos nas Livrarias Franciscanas da Província de Santo Antônio do Brasil no Setecentos (Bahia, Pernambuco e Paraíba)”. Cadernos de História Da Educação 19 (2): 426-58. https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-10 .

Citações seguintes:
Oliveira, “Emblemas e Pedagogia Seráfica”, 245.

b) em jornal de notícias ou magazine

Primeira citação:
Alessandra Affortunati Martins, “Olhares remotos: os 80 anos da morte de Walter Benjamin”, Cult, 21 out. 2020, https://revistacult.uol.com.br/home/walter-benjamin-oitenta-anos-morte/.

Citações seguintes:
Martins, “Olhares remotos”.

4. Tese, dissertação ou monografia

a) Tese

Primeira citação:
Eduardo Maura Zorita, “Crítica inmanente, alegoría y mito: la teoría crítica del joven Walter Benjamin (1916-1929)” (Tese de Doutorado em Filosofia, Universidad Complutense de Madrid, 2011), 235, https://hdl.handle.net/20.500.14352/48003.

Citações seguintes:
Zorita, “Crítica inmanente”, 299.

b) Dissertação

Primeira citação:
Raquel Célia Silva de Vasconcelos, “Imagem e Memória no processo de Restituição (Restituo in integro) em Walter Benjamin” (Dissertação de Mestrado em Filosofia, UECE, 2006), 35, https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=41600.

Citações seguintes:
Vasconcelos, “Imagem e Memória”, 137.

c) Monografia

Primeira citação:
Fernando Glaybson do Nascimento Santos. “Os Traços do Paraíso: Matrizes Barrocas na Linguagem Emblemática de ‘For Children: The Gates of Paradise’ [1793]”. (Monografia de Licenciatura em História, UFPB, 2023), 28, https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/28840 .

Citações seguintes:
Santos, Os Traços do Paraíso, 22.

5. Recursos digitais

a) páginas e websites

Primeira citação:
Wikimedia Foundation, “Wikipedia: Manual of Style”, última modificação em 9 jul. 2024, 22h09, http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Manual_of_Style.

Citações seguintes:
Wikimedia Foundation, “Wikipedia: Manual of Style”.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Para demais formatos para referências e notas, consultar o guia on line do The Chicago Manual of Style:
https://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide/citation-guide-1.html

Artigos

A Perg@minho aceita submissões de artigos de alunos regularmente matriculados em Cursos de Graduação em História ou em Programas de Pós-Graduação em História, ou áreas conexas das Ciências Humanas e Sociais (no entanto, os textos submetidos devem ter um enfoque histórico).
São aceitos artigos de discentes do Brasil ou do exterior. Também serão aceitos artigos de pessoas que tenham concluído seu curso recentemente (há menos de um ano). A Perg@minho também aceita submissões de resenhas.

Resenhas

As resenhas aceitas pela revista restringem-se às publicações realizadas há, no máximo, 3 (três) anos quando nacionais e 5 (cinco) anos quando internacionais.

Documentos

Publicação de transcrições de documentos históricos relevantes.

Declaración de privacidad

Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.