ÉTICA DA INFORMAÇÃO EM REDES SOCIAIS VIRTUAIS: UM CASO CONTROVERSO DE SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SOCIALMENTE INSTITUCIONALIZADO

Autores

  • Huga Carla Alves de Farias PPGA/UFPB
  • Aluisio Bruno Ataide Lima PPGA/UFPB
  • Carlo Gabriel Porto Bellini PPGCI/UFPB PPGA/UFPB MPGOA/UFPB
  • Rita de Cássia de Faria Pereira PPGA/UFPB MPGOA/UFPB

Palavras-chave:

redes sociais virtuais, comportamentos online, compartilhamento de informações, ética da informação

Resumo

Redes sociais virtuais como Twitter têm motivado estudos sobre compartilhamento de informações e comportamentos humanos no ciberespaço, mas necessita-se discutir mais sobre seus usos antiéticos ou antissociais. Com base em netnografia aplicada em dois influentes e socialmente institucionalizados serviços @LeiSeca do Twitter, que compartilham informações sobre trânsito em grandes cidades, identificaram-se quatro comportamentos pró-sociais (apoio ao fluxo de trânsito, ocorrências de trânsito, desaparecidos, e informações de roubos) e três antissociais (divulgação de blitze, insultos a políticos, e insultos a serviços públicos) envolvendo esses serviços e seus usuários. A partir da identificação dos comportamentos, foi possível uma segunda análise para verificar se os perfis seguem princípios éticos de compartilhamento de informações em websites de redes sociais (PARRISH, 2010) com base no framework PAPA (MASON, 1986). A partir dos quatro princípios (privacidade, precisão, propriedade, e acessibilidade) e da categorização de comportamentos pró-sociais e antissociais, concluiu-se sobre a atuação social positiva e negativa desses serviços no Twitter, bem como se contribui para discutir o impacto das informações na sociedade.

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Biografia do Autor

Huga Carla Alves de Farias, PPGA/UFPB

Mestre em Administração, Universidade Federal da Paraíba, 2013 Professora em cursos de especialização em gestão Consultora de logística, tecnologia da informação e marketing.

Aluisio Bruno Ataide Lima, PPGA/UFPB

Mestre em Administração, Universidade Federal da Paraíba, 2013 Desenvolvedor de sistemas de informação

Carlo Gabriel Porto Bellini, PPGCI/UFPB PPGA/UFPB MPGOA/UFPB

Bacharel em Ciência da Computação (UFRGS, 1994) Mestre em Administração (UFRGS, 2001) Doutor em Administração (UFRGS, 2006) Professor de tecnologia da informação, Departamento de Administração, UFPB (2006-atual) Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPB (2007-atual) Professor permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA), UFPB (2010-atual) Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, UFPB (2013-atual) Professor de tecnologia da informação, Curso de Análise de Sistemas, Unisinos (2002-2006) Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPB (2007-2008) Primeiro vice-diretor do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), UFPB (2010-2012) Primeiro vice-coordenador do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA), UFPB (2010-2011) Membro do comitê científico de ADI/ANPAD (2013-2014) Líder de tema ADI/ANPAD (2011-2012, 2007-2008)

Rita de Cássia de Faria Pereira, PPGA/UFPB MPGOA/UFPB

Bacharel em Administração (UFPB, 1997) Mestre em Administração (UFPB, 2000) Doutora em Administração (UFRGS, 2006) Professora de marketing, Departamento de Administração, UFPB (2006-atual) Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPB (2007-atual) Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA), UFPB (2010-atual) Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPB (2009-2011) Líder de tema em Marketing, ANPAD (2011-2012, 2013-2014)

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Publicado

04-08-2013

Como Citar

Alves de Farias, H. C., Ataide Lima, A. B., Porto Bellini, C. G., & de Faria Pereira, R. de C. (2013). ÉTICA DA INFORMAÇÃO EM REDES SOCIAIS VIRTUAIS: UM CASO CONTROVERSO DE SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SOCIALMENTE INSTITUCIONALIZADO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(2), 244–258. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/15564

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles