RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Maria Luíza Gesser da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Elisete Dahmer Pfitscher Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Docente do Departamento de Contabilidade e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina.

Resumo

O objetivo geral deste estudo é averiguar a responsabilidade socioambiental de empresas de energia elétrica localizadas na região sul do Brasil. Considera-se esse objetivo descritivo, e a natureza do estudo é prática por meio de Análise de Conteúdo, tendo uma abordagem quali-quantitativa. Tem como trajetória metodológica três fases: primeiramente a revisão teórica; a segunda fase, a análise de conteúdo nas empresas do ramo de energia elétrica; e, por fim, a análise e interpretação dos dados coletados, utilizando o método SICOGEA – Geração2. Em atendimento ao escopo principal, as empresas A, B e C apresentaram o seguinte resultado quanto ao desempenho socioambiental: 64,85%, 73,94% e 67,88%, respectivamente; o qual implica em um índice de sustentabilidade para o critério “Ecoeficiência do processo de prestação de serviços” considerado bom, o que demonstra que além de cumprir a legislação, as empresas realizam projetos e atitudes que buscam valorizar o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luíza Gesser da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Contabilidade do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

25-08-2013

Como Citar

Silveira, M. L. G. da, & Pfitscher, E. D. (2013). RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA DA REGIÃO SUL DO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(2), 177–195. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/15729

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles