A RELAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL COM COMPRA DECLARADA PARA PRODUTOS VERDES NO VAREJO: UMA COMPARAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO INDIVIDUO COM SUA PERCEPÇÃO DE SOCIEDADE
Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor, Preocupação Ambiental, Responsabilidade Socioambiental, Desejabilidade SocialResumo
A Preocupação Ambiental influencia na compra declarada para produtos verdes no varejo? Com o objetivo de avaliar se o consumidor declara que está comprando produtos verdes no varejo, o presente estudo buscou avaliar a influencia da preocupação ambiental no comportamento de compra do individuo para produtos verdes no varejo. Para atingir o objetivo proposto foi realizado um survey com uma amostra de 176 consumidores que residem na zona sul da cidade de São Paulo respondendo sobre sua percepção como individuo e como ele observa as pessoas na sociedade. Este investigação é reforçada por Garcia, Silva, Pereira, Rossi, Minciotti (2008) que desenvolveram uma escala própria e a validaram mostrando que existe relação entre a importância e recompensa do comportamento de compra ambientalmente correta do consumidor através de sua preocupação ambiental. Contudo, os resultados da presente pesquisa conseguiram demonstrar que o consumidor não demonstra uma relação direta entre preocupação ambiental e compra declarada para produtos verdes no varejo reforçando o modelo de Bagozzi (1981) que explica o fato do comportamento ter como precedente a intenção e não a atitude. Corroborando com este resultado, o mesmo comportamento é percebido quando o individuo coloca sua percepção sobre o comportamento das pessoas na sociedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
04-08-2013
Como Citar
Braga Junior, S. S., & Silva, D. da. (2013). A RELAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL COM COMPRA DECLARADA PARA PRODUTOS VERDES NO VAREJO: UMA COMPARAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO INDIVIDUO COM SUA PERCEPÇÃO DE SOCIEDADE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(2), 161–176. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/15935
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles