CONHECIMENTO TÁCITO OU EXPLÍCITO? A DIMENSÃO EPISTEMOLÓGICA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL NA PESQUISA BRASILEIRA SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender a dimensão epistemológica do conhecimento, a partir da perspectiva de Nonaka e Takeuchi, conforme percebido pelos pesquisadores brasileiros que tratam da temática gestão do conhecimento. Para isso, foram analisados os 53 artigos teórico-empíricos sobre o tema publicados nos anais de eventos da Anpad do período de 1997 a 2010, por meio de análise de conteúdo categorial. Observou-se uma preocupação dos pesquisadores em tratar tanto a dimensão tácita quanto a explícita em sua pesquisa, contrariando a expectativa de que houvesse predominância do conhecimento explícito sobre o tácito, tratando-se de uma comunidade acadêmica de cultura ocidental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-09-2013
Como Citar
Rodrigues, M. M., & Graeml, A. R. (2013). CONHECIMENTO TÁCITO OU EXPLÍCITO? A DIMENSÃO EPISTEMOLÓGICA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL NA PESQUISA BRASILEIRA SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(2), 131–144. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16490
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles