RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNACIONAL: CONCEITUAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E APLICABILIDADE NO ÂMBITO DO ESTADO E DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Marina Alves de Mendonça Universidade Federal do Ceará/Universidade Federal da Paraíba/
  • Fernando Augusto Alves Vieira Universidade Federal da Paraíba
  • Maria das Graças Targino Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Responsabilidade social internacional, Organização internacional, Responsabilidade social da empresa, Responsabilidade do Estado (Direito Internacional Público), Empresas multinacionais – Aspectos sociais.

Resumo

Discute a responsabilidade social no âmbito internacional, com o objetivo de refletir acerca de sua conceituação, contextualização e aplicabilidade com base na atuação dos Estados e das organizações, especialmente, as empresas multinacionais. Além de relatar a função precípua da Organização das Nações Unidas (ONU), apresenta acordos globais que exemplificam como vem se realizando a aplicação da responsabilidade social internacional (RSI) no mundo globalizado. São eles: Declaração Universal de Direitos Humanos; Norma Internacional de Responsabilidade Social; Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; Organização Internacional do Trabalho; e Norma para Gerenciamento Ambiental. Caracteriza-se como estudo teórico exploratório e de cunho bibliográfico, cujo aspecto problematizador é, essencialmente, a carência na literatura científica de um conceito específico de RSI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Alves de Mendonça, Universidade Federal do Ceará/Universidade Federal da Paraíba/

Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, tem atuado principalmente nos seguintes temas: Periódicos, Comunicação Científica, Educação de Usuários e Bibliotecas Universitárias. Coordenou a Comissão de Educação de Usuários (2012) do Sistema de Bibliotecas da referida instituição.

Fernando Augusto Alves Vieira, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Biblioteconomia e Mestrando em Ciência da Informação.No momento, é bibliotecário da Universidade Federal da Paraíba, sendo também o atual coordenador da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde/UFPB, onde desempenha suas atividades desde 2008.

Maria das Graças Targino, Universidade Federal do Piauí

Pós-Doutora em Jornalismo e Doutora em Ciência da Informação, ao longo das décadas, tem escrito centenas de artigos técnico-científicos, capítulos de livros e livros nas áreas de ciência de informação e comunicação, enveredando pela literatura, com seu primeiro livro de crônicas Palavra de honra: palavra de graça, ano 2008. Destaque para um de seus últimos livros Jornalismo cidadão: informa ou deforma, lançado em 2009, pelo The Information for All Programme da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Na atualidade, é docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí e, também, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

30-10-2013

Como Citar

Mendonça, M. A. de, Vieira, F. A. A., & Targino, M. das G. (2013). RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNACIONAL: CONCEITUAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E APLICABILIDADE NO ÂMBITO DO ESTADO E DAS ORGANIZAÇÕES. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(2), 75–91. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16508

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles