EMPREENDEDORISMO NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: GESTÃO DO FUTEBOL NO UNIVERSO GLOBALIZADO

  • Roberto Bazanini Universidade Paulista - UNIP
  • Renato Berton Santos Universidade Paulista - UNIP
  • Hewdy Lobo Ribeiro Universidade Paulista - UNIP
  • Homero Leoni Bazanini Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
Palavras-chave: Palavras-chave, Empreendedorismo, Gestão do futebol Inovação, Valorização da Marca, Sociedade do Espetáculo.

Resumo

Com o advento da globalização nas últimas décadas, o mercado de bens simbólicos do futebol se transformou em negócio bilionário e complexo. Esses fatores provocaram mudanças radicais na forma de consumo desse esporte, o que gerou significativo aumento nas receitas dos clubes, alicerçados nos modelos de marketing dos clubes das grandes ligas europeias. Por meio de pesquisa descritiva, ex-post-factum, com a utilização da técnica de entrevista em profundidade com gestores e participantes do empreendimento para posterior análise de conteúdo, a presente pesquisa buscou identificar as estratégias empregadas para a valorização da marca Corinthians na perspectiva da estratégia de negócios. Os resultados da pesquisa apontam a importância da visão empreendedora e a obtenção de recursos valiosos, raros, insubstituíveis e inimitáveis presentes no modelo VRIO contido na abordagem proposta pelo Resources Business View (RBV) para se alcançar posicionamento diferenciado, As limitações da pesquisa se encontram na própria especificidade do método fenomenológico que favorece o resgate da “fala original” dos participantes do empreendimento como no caso em questão, entretanto, não é recomendável para que se façam generalizações dos resultados alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Bazanini, Universidade Paulista - UNIP
Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Professor Titular do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista (UNIP/SP).
Renato Berton Santos, Universidade Paulista - UNIP
Mestre em Administração pela Universidade Paulista (UNIP). Professor de Graduação e MBA da UNIP/SP.
Hewdy Lobo Ribeiro, Universidade Paulista - UNIP
Professor de MBA da Universidade Paulista (UNIP). Mestrando do Programa em Administração da UNIP
Homero Leoni Bazanini, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
Jornalista. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professor de graduação da USCS.
Publicado
2014-06-25
Como Citar
Bazanini, R., Santos, R. B., Ribeiro, H. L., & Bazanini, H. L. (2014). EMPREENDEDORISMO NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: GESTÃO DO FUTEBOL NO UNIVERSO GLOBALIZADO. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 4(1), 135-160. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16513
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles