CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PARA O SUBPROCESSO DE COLETA DO PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

  • Paula Carina de Araújo Universidade Federal do Paraná
  • Newton Corrêa de Castilho Junior Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Coleta de Informação, Gestão da informação, Inteligência competitiva

Resumo

Apresenta a relação entre a inteligência competitiva e a gestão da informação. Tem como objetivo geral, identificar as contribuições da gestão da informação para o sub-processo de coleta do processo de inteligência competitiva. Desenvolve uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva por meio de estudo de caso múltiplo realizado em duas empresas prestadoras de serviço de inteligência competitiva. Utiliza como fontes de evidência a documentação relativa às rotinas do processo de inteligência competitiva e as entrevistas com os envolvidos na coleta nas duas empresas estudadas. Identifica como contribuições da gestão da informação para o sub-processo de coleta do processo de inteligência competitiva: planejamento da coleta, confiabilidade para as informações, aplicação de padrões para a organização da informação, precisão na busca e obtenção e recuperação e segurança da informação. Propõe um modelo representativo das contribuições da gestão da informação para o sub-processo de coleta. Considera similares os procedimentos adotados pelas empresas. Constata que o sub-processo de coleta não é avaliado e que as fontes de informação primárias são pouco utilizadas. A principal diferença nos dois casos é o uso de ferramentas auxiliares à operacionalização da coleta. A aplicação dos princípios da gestão da informação é importante para o desenvolvimento da coleta, tendo em vista que a informação está diretamente ligada à inteligência competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Carina de Araújo, Universidade Federal do Paraná
Pela Universidade Federal do Paraná é Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Bacharel em Biblioteconomia com Hab. em Gestão da Informação da Unversidade do Estado de Santa Cataria - UDESC, atualmente é bibliotecária na Biblioteca de Ciências Jurídicas do Sistema de Bibliotecas-SIBI da Universidade Federal do Paraná-UFPR.
Newton Corrêa de Castilho Junior, Universidade Federal do Paraná
Professor Doutor, Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação.
Publicado
2014-12-22
Como Citar
Araújo, P. C. de, & Castilho Junior, N. C. de. (2014). CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PARA O SUBPROCESSO DE COLETA DO PROCESSO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 4(2), 50-66. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16731
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles