A INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE BUSCA INFORMACIONAL E DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS LÍDERES NAS ORGANIZAÇÕES: INTRODUZINDO A ABORDAGEM CLÍNICA DA INFORMAÇÃO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA
Palavras-chave:
gestão do conhecimento, estudos de usuários, tomada de decisão, dimensões simbólico-afetivasResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de metodologia para a investigação do comportamento de busca de informações relacionado com o processo de tomada de decisão de líderes em organizações. Tanto a metodologia quanto o instrumento propõe o uso de uma hermenêutica das dimensões simbólicas e afetivas subjacentes à busca, à seleção e ao uso de informações como uma estratégia para acessar a subjetividade de indivíduos envolvidos em atividades de tomada de decisão e seus esforços para interpretar uma realidade. Fundamenta-se na abordagem alternativa para os estudos de usos e usuários da informação, tomando como referencial adicional os estudos da psicologia. Esse estudo se inclui numa perspectiva de trabalho e pesquisa que vem se desenhando como uma “Abordagem Clínica da Informação” que, propõe-se, poderia contribuir para o aperfeiçoamento dos estudos de usuários – com destaque para a investigação das relações entre motivações individuais e coletivas, busca e uso da informação, e fatores como personalidade, criatividade e produtividade – especialmente aqueles voltados para o campo da gestão do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-09-2013
Como Citar
de Paula, C. P. A. (2013). A INVESTIGAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE BUSCA INFORMACIONAL E DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS LÍDERES NAS ORGANIZAÇÕES: INTRODUZINDO A ABORDAGEM CLÍNICA DA INFORMAÇÃO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3, 30–44. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16756
Edição
Seção
Artigos de Revisão | Review Articles