COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO INTRA-ORGANIZACIONAL E INTERORGANIZACIONAL: EMPRESAS DO SETOR DE FRUTICULTURA

  • Roberta Rodrigues Faoro Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Mírian Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
Palavras-chave: compartilhamento do conhecimento, fruticultura, intra-organizacional, interorganizacional

Resumo

O compartilhamento do conhecimento é importante para o crescimento e desenvolvimento das empresas assim como de seus colaboradores, parceiros e clientes. Ele pode acontecer dentro (intra) da empresa ou entre (inter) empresas. O compartilhamento do conhecimento pode ser ainda mais relevante para empresas que atuam globalmente como, por exemplo, aquelas que utilizam times distribuídos geograficamente ou que exportam seus produtos. O Brasil tem se destacado como um dos maiores exportadores de frutas do mundo e neste contexto, as empresas ligadas à fruticultura desempenham importante papel na cadeia produtiva. O objetivo deste estudo é analisar o compartilhamento do conhecimento intra-organizacional e interorganizacional em empresas de fruticultura. Esta pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso, onde foram analisadas duas empresas do setor de fruticultura. O critério para a seleção das empresas foi, em primeiro lugar a existência de parcerias entre as empresas e vários produtores da maçã na região e as boas relações com as indústrias e revendas de defensivos. Outro critério utilizado para a seleção das empresas foi com vistas ao gerenciamento da cadeia de suprimentos, onde estas são chamadas de empresa focal dentro da sua cadeia de suprimentos. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, documentos e observação direta e analisados através de análise de conteúdo. Pôde-se observar que, nas empresas estudadas, existe compartilhamento de conhecimento interno e externo, porém totalmente informal, que ocorre dentro das rotinas operacionais diárias e que não há uma preocupação explícita com tal assunto por parte dos gestores das mesmas. Por fim, verificou-se que nestas empresas existe um terreno fértil para a organização dos processos de compartilhamento de conhecimentos, com vistas à obtenção de eficiências e vantagens competitivas.

Biografia do Autor

Roberta Rodrigues Faoro, Universidade de Caxias do Sul - UCS
Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestre em Ciência da Computação (2003) com ênfase em Sistemas de Informação e Especialista em Ciência da Computação (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Administração de Empresas (2006) e em Tecnologia em Processamento de Dados (1998) pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é Professora Assistente da Universidade de Caxias do Sul, atuando nas áreas de Administração e Sistemas de Informação. Com interesses por Gestão da Tecnologia da Informação, Inovação e Gestão do Conhecimento.
Mírian Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987). Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Pós-doutorado no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universdade Técnica de Lisboa (2008). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atividades administrativas: Coordenadora do PPGAd/FACE/PUCRS de 08/2002 a 12/2005, Vice-Diretora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia/PUCRS de 12/2004 a 12/2005, Coordenadora Adjunta do Comitê Assessor de Economia e Administração da FAPERGS de 08/2003 a 07/2005. Experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento, Tecnologia da Informação e Método de Pesquisa
Publicado
2014-06-25
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles