GESTÃO DA INFORMAÇÃO OU GESTÃO DO CONHECIMENTO? PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA DE SOFTWARE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Paulo Cristiano de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Angelina Uesato Oshiro Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Tecnologia da Informação, Desenvolvimento de Software

Resumo

Os termos Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento (GC) têm sido abordados na literatura a partir de diversas perspectivas. Entretanto, há convergência que a gestão de informações e do conhecimento auxilia na tomada de decisão eficiente, na otimização de recursos e na conseqüente melhoria do desempenho da organização. Este estudo de tem como objetivo verificar a percepção de profissionais da indústria de software em uma empresa de médio porte de Santa Catarina sobre GI e GC, a partir de critérios indicados pela literatura. Os resultados indicam que houve convergência dos participantes com a visão da literatura, em relação aos critérios “Fenômenos centrais” da GI, “Visibilidade dos fenômenos” da GI e da GC, “Processos críticos“ da GI e da GC, “Nível de centralidade para a gestão estratégica“ da GI, “Influência da cultura organizacional sobre processos e resultados“ da GC e “Possibilidade de gerenciamento“ da GI e da GC. Entretanto, não houve convergência dos participantes em relação aos critérios “Fenômenos centrais” da GC, “Nível de centralidade para a gestão estratégica“ da GC e “Influência da cultura organizacional sobre processos e resultados“ da GI. Este trabalho contribui para uma oportuna discussão, pois, ao passo que a inovação tem sido colocada como questão estratégica fundamental para a empresa, a contínua e dinâmica interação e gestão do conhecimento tácito e do conhecimento explícito ainda não estão suficientemente claras. Isso pode revelar que há terreno fértil para que sejam desenvolvidas ações específicas tanto no âmbito da GI, quanto da GC, a partir do melhor entendimento e da integração dos conceitos e práticas relacionados a cada um deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cristiano de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, mestre em Administração e graduado em Informática (Análise de Sistemas).

Angelina Uesato Oshiro, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Especialista em Engenharia de Projetos de Software e bacharel em Ciência da Computação

João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção, mestre em Matemática e Computação Científica e graduado em Matemática (licenciatura). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) e professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC).

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora e mestra em Engenharia de Produção e graduada em Matemática (licenciatura). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) e professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC)

Downloads

Publicado

22-12-2014

Como Citar

de Oliveira, P. C., Oshiro, A. U., de Souza, J. A., & Dandolini, G. A. (2014). GESTÃO DA INFORMAÇÃO OU GESTÃO DO CONHECIMENTO? PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA DE SOFTWARE DE SANTA CATARINA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4(2), 67–89. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16932

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles