AS TEORIAS DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL E O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA TERAPIA COMUNITÁRIA

Autores

  • Eneida Regina Fabian Holzmann Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação.
  • Helena Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação
  • José Simão de Paula Pinto Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação

Palavras-chave:

Produção do Conhecimento, Organizações, Terapia Comunitária

Resumo

Estudo exploratório e bibliográfico sobre conceitos referentes ao processo de construção do conhecimento. Analisa as teorias da criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi (1997) e Choo (2006) com a metodologia da terapia comunitária, criada por Barreto (2005), prática popular de terapia em grupo que abraça a diversidade cultural e fundamenta-se na valorização do saber popular, do conhecimento tácito para a busca de soluções em saúde mental. Parte do princípio de que a própria sociedade está sendo chamada de “sociedade do conhecimento”, na qual a conversão da informação em conhecimento constitui a principal riqueza. Com base em estudo bibliográfico, analisa os processos para conversão do conhecimento por meio do compartilhamento e socialização da experiência, procurando aproximações entre os processos observados nas organizações e nas comunidades formadas a partir dos grupos de terapia comunitária. Utiliza, entre outras bases teóricas, o pensamento de Edgar Morin (2011), Fritjof Capra (2006), Humberto Maturana e Francisco Varela (2001), autores de visão sistêmica, para investigar a relação entre o processo de criação do conhecimento organizacional, individual e coletivo, e a terapia comunitária, considerada pela análise aqui apresentada como metodologia facilitadora da produção do conhecimento, com possibilidade de gerar inovação na área de saúde mental.

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Biografia do Autor

Eneida Regina Fabian Holzmann, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação.

possui graduação em odontologia pela Universidade Federal do Paraná (1982) , graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1984) , especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (2007) e especialização em Formação em EAD pela Universidade Federal do Paraná (2000) . Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Atualmente é Psicólogo do Instituto de Saúde do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Conhecimento, Terapia Comunitaria.

Helena Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal do Paraná no curso de Graduação em Gestão da Informação e no Programa de Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação

José Simão de Paula Pinto, Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação

Analista de Sistemas (1989), Administrador (1997), especialista em Sistemas Distribuídos (1999), mestre em Informática - Bancos de Dados (2001) e doutor em Informática Aplicada ao Ensino e Pesquisa em Cirurgia - Medicina (2005). É professor adjunto na Universidade Federal do Paraná e coordenador do Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação

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Publicado

15-06-2014

Como Citar

Holzmann, E. R. F., Silva, H. F. N., & Pinto, J. S. de P. (2014). AS TEORIAS DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL E O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA TERAPIA COMUNITÁRIA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(1), 19–30. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/17122

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles