EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO: LITERATURA COMPARADA
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Habilidades e Competências, Farmácias, Gestão EmpreendedoraResumo
O objetivo deste artigo é encontrar pontos de conexão entre as literaturas de empreendedorismo e de gestão do conhecimento, levantando as características empreendedoras segundo a literatura da área de empreendedorismo, e também efetuando levantamento das habilidades e competências existentes na literatura sobre Gestão do Conhecimento, com vistas a uma comparação semântica. Os procedimentos são a pesquisa bibliográfica em livros, artigos, publicações periódicas e virtuais possibilitando conceituar o empreendedorismo e as características empreendedoras, as habilidades e competências sob a perspectiva da gestão do conhecimento voltadas para o ramo farmacêutico. Os resultados mostram um total de 73 documentos na biblioteca da instituição em que a pesquisa foi realizada. Na busca sistemática realizada na Internet, foram levantados os principais artigos publicados em revistas e anais de eventos preliminarmente elencados, que resultou num total de 55 artigos em revistas, 2 artigos em eventos, 10 teses e 50 dissertações que tratam sobre o assunto. Os resultados da análise da literatura mostram que as características empreendedoras são como sinônimos de habilidades, visto que o fato de se possuir características empreendedoras desenvolvidas não garante por si só o sucesso dos empreendimentos, que demandam ação, ou seja, a aplicação do conhecimento, e esse é o conceito de competência. Foram encontradas 14 características empreendedoras ou habilidades necessárias ao gestor do ramo farmacêutico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-06-2014
Como Citar
Gomes Filho, A. C., Alves, C. R., & Pereira, C. de L. (2014). EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO: LITERATURA COMPARADA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 5(1), 115–134. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/17516
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles