DIFUSÃO DO CONHECIMENTO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DE REDES: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE UMA BASE DE PERIÓDICOS DA FÍSICA

  • Patricia Freitas Braga Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC E Universidade Jorge Amado
  • Hernane Borges de Barros Pereira Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
  • Marcelo Albano Moret Simões Gonçalves Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Palavras-chave: difusão do conhecimento, redes de citações, redes sociais e complexas

Resumo

A busca pela inovação decorrente de demandas sociais é a base para o progresso socioeconômico e está estreitamente relacionada com a produtividade científica emergente de pesquisas associados a essas inovações. Nesse contexto, a difusão do conhecimento científico retrata os impactos e influências de ideias decorrentes dessa produtividade por meio de referências bibliográficas entre as publicações. Objetivando realizar uma discussão nesse tema, esta pesquisa realizou um estudo sobre a difusão do conhecimento científico à luz da teoria de redes sociais e complexas, a partir das redes de citações, considerando alguns temas do domínio da física. As informações constantes nas redes construídas para a pesquisa são originadas da base de dados da American Physical Society (APS), contendo Publicações do período de 1893 a 2009. Foram construídas redes sob três diferentes perspectivas: redes de citações, redes de coautoria e redes de instituições, de forma a permitir reflexões mais aprofundadas, principalmente no que concerne a identificar grupos de influências. Também é apresentado um modelo computacional que possibilitou a construção e gravação das redes citadas utilizando a fonte de dados disponível da APS. Os resultados obtidos da construção das redes possibilitaram o cálculo de estatísticas topológicas, permitindo a análise contextualizada da dinâmica das redes, a observação de influências científicas e visualização da distribuição geoespacial da ciência.

Biografia do Autor

Patricia Freitas Braga, Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC E Universidade Jorge Amado
Doutoranda e Mestre em Modelagem Computacional, SENAI Cimatec, Bahia, Brasil. Professora e Pesquisadora na Universidade Jorge Amado nos cursos de Tecnologia da Informação.
Hernane Borges de Barros Pereira, Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Professor Pleno do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia e Professor Associado do SENAI ClMATEC. Doutor em Engenharia Multimídia pela Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha.
Marcelo Albano Moret Simões Gonçalves, Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC
Coordenador da pós-Graduação do Cimatec e professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Publicado
2014-08-15
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles