A GESTÃO DE DESIGN NO PROCESSO DE INOVAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA ULTRACENTENÁRIA.

  • Roger Costa Pellizzoni PosDesign | CCE | Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antonio Pereira Fialho PosDesign | CCE | Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eugenio Andrés Diaz Merino PosDesign | CCE | Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Design, Gestão de design, Inovação, Indústria de móveis.

Resumo

A atuação do design tem adquirido relevância e abrangência inéditas. Há algumas décadas, a função do design era essencialmente operacional, restrita a perfis de empresas específicos. Hoje, contudo, tornou-se um modelo de pensar e de gerir negócios, em diversos setores. Este estudo busca avaliar como se deu o processo de inserção da gestão de design em uma tradicional indústria de móveis e a sua contribuição na adoção de estratégias que permitiram o reposicionamento de marca e a expansão do mercado a partir de ações caracterizadas pela inovação. O desenvolvimento se dá a partir do aprofundamento de alguns conceitos das áreas de design, marketing e gestão de negócios, do levantamento de informações junto à empresa e do relato da aproximação empírica ocorrida no processo, apresentando ao final uma visão geral da integração do design e suas peculiaridades, que possibilitarão a formação de um plano de trabalho de gestão de design na empresa, por meio de uma abordagem gradual e orientada, a fim de contribuir na promoção de um processo contínuo de inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roger Costa Pellizzoni, PosDesign | CCE | Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrando em Design e Expressão pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Especialista em Design Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Especialista em Psicologia na Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. É professor de nível superior nas áreas de Design e Comunicação. Profissional com larga experiência em Comunicação, Design Estratégico, Gestão de Marcas e Pesquisa de Tendências de Comportamento e de Consumo.
Francisco Antonio Pereira Fialho, PosDesign | CCE | Universidade Federal de Santa Catarina
graduação em Engenharia Eletronica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestao do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestao do conhecimento e ergonomia cognitiva.
Eugenio Andrés Diaz Merino, PosDesign | CCE | Universidade Federal de Santa Catarina
graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina na avaliação de cursos. É líder do grupo de pesquisa em gestão de design e pesquisador CNPq (PQ1C).
Publicado
2014-06-15
Como Citar
Pellizzoni, R. C., Pereira Fialho, F. A., & Diaz Merino, E. A. (2014). A GESTÃO DE DESIGN NO PROCESSO DE INOVAÇÃO DE UMA INDÚSTRIA ULTRACENTENÁRIA. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 5(1), 85-97. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/18584
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles