UM ESTUDO DE REDES DE USABILIDADE DE PRODUTOS: APRENDIZADOS PARA A COOPERAÇÃO EMPRESARIAL

  • Cristina Nardin Zabotto Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos.
  • Sergio Luis Silva Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Ana Lúcia Vitale Torkomian Professora no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Palavras-chave: Redes de cooperação, Compartilhamento de conhecimentos, Pesquisa de mercado, Envolvimento do consumidor, Usabilidade de produtos

Resumo

A utilização de redes entre colaboradores de diferentes empresas para favorecer a troca de experiências, pode trazer múltiplas vantagens a todos os participantes, incrementando a competitividade geral. As redes são bastante abrangentes e utilizadas em vários campos empresariais, inclusive na área de usabilidade, que é o fator que assegura ao cliente a facilidade de uso do produto. O objetivo deste trabalho foi o de analisar a prática e os interesses dos profissionais que atuam na área de pesquisa de usabilidade de produtos, em empresas que participam de uma rede colaborativa. Para tal foi realizado um estudo de caso, em uma rede que possui sete empresas envolvidas, e os funcionários representantes da rede de cada uma das empresas foram entrevistados. Os resultados mostraram a percepção dos envolvidos quanto aos benefícios das informações que a rede fornece aos participantes, passando a utilizá-las nas suas atividades regulares nas organizações, o que reforça o interesse e as expectativas de troca de novas experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Nardin Zabotto, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos.
Graduação em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2003), mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos.
Sergio Luis Silva, Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Engenharia Mecânica São Carlos pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de São Carlos UFSCar, onde atua como docente desde 1995.
Ana Lúcia Vitale Torkomian, Professora no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Possui graduação em Engenharia de Produção (1987) pela Universidade Federal de São Carlos e mestrado (1992) e doutorado (1997) em Administração, área de Gestão de Ciência e Tecnologia, pela Universidade de São Paulo. Desde 1993 é professora no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos.
Publicado
2014-08-16
Como Citar
Zabotto, C. N., Silva, S. L., & Torkomian, A. L. V. (2014). UM ESTUDO DE REDES DE USABILIDADE DE PRODUTOS: APRENDIZADOS PARA A COOPERAÇÃO EMPRESARIAL. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 4, 83-95. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/18937
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles