A INSERÇÃO DE ESTRUTURAS POLICÊNTRICAS NA GESTÃO PÚBLICA: UM OLHAR SOBRE O MODELO ADOTADO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Autores

  • Rodrigo José Lima Almeida Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB; Servidor Público, ocupando o Cargo de Gestor Público na Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins.
  • Jorge Antonio Santos Silva Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.

Palavras-chave:

Administração Pública, Redes de Gestão, Estruturas Policêntricas, Universidade do Estado da Bahia.

Resumo

A importância de se publicizar as estratégias desenvolvidas pela gestão pública do país é consenso na sociedade brasileira. Inserido nesse contexto, este artigo tem por objetivo: apresentar o modelo de gestão por meio de estruturas policêntricas ou redes, introduzido na administração pública, como uma alternativa capaz de atender melhor as diversas demandas sociais. Os pressupostos metodológicos desta pesquisa perpassam sob a ótica da análise qualitativa, com apreciação descritiva e enfoque indutivo, incluindo como alternativas de compreensão, estudos de situações cotidianas divulgados em periódicos sobre essa temática. Utilizou-se como instrumento de análise a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), instituição pública e de grande representatividade no Norte-Nordeste do país, que pioneiramente empregou essa metodologia em sua gestão. Constata-se neste trabalho, como resultado e conclusão, que algumas instituições públicas vêm empregando em seu arcabouço as estruturas policêntricas ou redes como alternativas para o melhoramento da gestão, além da afirmação de que se trata de uma ferramenta inovadora para os novos ditames da administração pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo José Lima Almeida, Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB; Servidor Público, ocupando o Cargo de Gestor Público na Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins.

Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Graduado em Administração pela Fundação Visconde de Cairu - FAVIC. Membro do grupo de pesquisa Política Pública, Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da UFRB. Servidor Público do Estado do Tocantins, no cargo de Gestor Público.

Jorge Antonio Santos Silva, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia (1977), graduação em Economia pela Universidade Católica do Salvador (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1991) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) área de concentração e linha de pesquisa Turismo. Foi Gerente de Estudos Econômicos da BAHIATURSA (1992-2001). Coordenou o Grupo Técnico de Planejamento da Fundação CTI-NE (1995-1999). Foi consultor da Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia (2004-2006), sendo conselheiro suplente do Conselho Regional de Economia 5ª Região (2006-2008). Ministrou a disciplina Investigación em Turismo: Técnicas no Master Internacional en Turismo da Universidad de Las Palmas de Gran Canária (1998). Professor da Universidade Salvador de 1997 a 2010, tendo atuado como pesquisador e orientador, vinculado ao Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano e em diversos Cursos, principalmente os de Turismo e de Ciências Econômicas. Professor concursado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia a partir de 2011. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Turismo, desde 1984, com ênfase nos temas: Estatísticas, estudos e pesquisas; Planejamento, organização e gestão; Análise econômica. Foco atual: Clusters/APLs, Estado e Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional/Local. De 2009 a 2010 foi instrutor e consultor credenciado junto ao SEBRAE-BA, nas áreas de desenvolvimento setorial e desenvolvimento territorial. Eleito conselheiro suplente do Conselho Regional de Economia 5ª Região para o período 2012-2014.

Downloads

Publicado

01-09-2014

Como Citar

Almeida, R. J. L., & Silva, J. A. S. (2014). A INSERÇÃO DE ESTRUTURAS POLICÊNTRICAS NA GESTÃO PÚBLICA: UM OLHAR SOBRE O MODELO ADOTADO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 4, 183–193. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/19224

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Articles