O USO DA MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO PARA A COMPARAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTES URBANOS PÚBLICOS

  • Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior Universidade Federal de Santa Maria Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Núcleo de Inovação e Competitividade
  • Julio Cezar Mairesse Siluk Universidade Federal de Santa Maria Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Núcleo de Inovação e Competitividade
  • Marlon Soliman Universidade Federal de Santa Maria Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Núcleo de Inovação e Competitividade
  • Sabine Ritter de Paris Universidade Federal de Santa Maria Núcleo de Inovação e Competitividade
  • Caroline Martins Machado Universidade Federal de Santa Maria Núcleo de Inovação e Competitividade
Palavras-chave: Transportes públicos, Métodos multicritério, Mensuração de desempenho

Resumo

Inserido ao contexto social e demográfico das cidades, os sistemas de transportes públicos são considerados como um dos principais elementos para a dinâmica da mobilidade urbana. Atualmente, existem diversos modais capazes de realizar tal tarefa, o que torna o processo de comparação entre eles relevante, visto a relação custo-benefício do investimento necessário para a sua implantação. Portanto, a presente pesquisa objetiva propor uma modelagem capaz de realizar a avaliação entre sistemas de transportes públicos, através dos conceitos relativos aos métodos multicritérios de apoio à decisão e a mensuração de desempenho. Para a aplicação prática, utilizou-se o design urbano inspirado na cidade de Curitiba, constatando-se o BRT como o mais viável. Por fim, concluiu-se que a modelagem se mostrou coerente no que tange a verificação das possíveis condições de operação em um centro urbano, sendo capaz de possibilitar a previsão da maneira com que estes estão predispostos ao contexto em questão.

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Biografia do Autor

Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior, Universidade Federal de Santa Maria Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Núcleo de Inovação e Competitividade
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é pesquisador associado do Núcleo e Inovação e Competitividade da Universidade Federal de Santa Maria (NIC-UFSM) e doutorando pela Universidade do Porto.
Julio Cezar Mairesse Siluk, Universidade Federal de Santa Maria Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Núcleo de Inovação e Competitividade
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor do Departamento de Produção e Sistemas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenador do Núcleo de Inovação e Competitividade (NIC-UFSM).
Marlon Soliman, Universidade Federal de Santa Maria Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Núcleo de Inovação e Competitividade
Engenheiro Químico pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atualmente mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisador do Núcleo de Inovação e Competitividade (UFSM).
Sabine Ritter de Paris, Universidade Federal de Santa Maria Núcleo de Inovação e Competitividade
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e colaboradora do Núcleo de Inovação e Competitividade da Universidade Federal de Santa Maria (NIC-UFSM).
Caroline Martins Machado, Universidade Federal de Santa Maria Núcleo de Inovação e Competitividade
Graduanda em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e colaboradora do Núcleo de Inovação e Competitividade da Universidade Federal de Santa Maria (NIC-UFSM).
Publicado
2015-02-04
Como Citar
Neuenfeldt Júnior, A. L., Siluk, J. C. M., Soliman, M., de Paris, S. R., & Machado, C. M. (2015). O USO DA MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO PARA A COMPARAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTES URBANOS PÚBLICOS. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 5(1), 135-154. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/19336
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles