A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES NAS REDES SOCIAIS ON-LINE

  • Roberto Fabiano Fernandes Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Raniere Roberth Silva de Aguiar Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Identificação de Oportunidades, Inovação, Redes Sociais on-line, Aquisição do Conhecimento.

Resumo

O artigo tem como enfoque principal o processo de aquisição do conhecimento nas redes sociais para identificação de oportunidades. Para isso, é proposto um modelo conceitual que envolve as áreas de Gestão e Engenharia do Conhecimento. O artigo segue uma abordagem qualitativa, na qual emprega uma busca sistemática da literatura seguindo uma estratégia de busca e o estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão dos artigos e análise criteriosa da qualidade da literatura selecionada. Com base na literatura identificada propôs-se um modelo de aquisição do conhecimento que foi verificado em um estudo de campo. Os autores consideram que o modelo possibilita o entendimento de como o processo de identificação de oportunidades pode acontecer e que as suas sugestões de apresentação e interações, que vão além da busca, proporcionam outros vieses de análises que também devem ser considerados no processo de identificação de oportunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Fabiano Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina
João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Engenharia da Produção - Professor da Universidade Federal de Santa Catarina
Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Engenharia da Produção - Professora da Universidade Federal de Santa Catarina
Raniere Roberth Silva de Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina
Publicado
2014-09-30
Como Citar
Fernandes, R. F., Souza, J. A. de, Dandolini, G. A., & Aguiar, R. R. S. de. (2014). A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES NAS REDES SOCIAIS ON-LINE. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 4, 109-132. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/20880
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles