IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE COMUNIDADES DE COLABORAÇÃO CIENTÍFICA: ESTUDO DE CASO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR

  • Andrea Sabedra Bordin Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA
  • Alexandre Leopoldo Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá
  • João Artur de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Michele Andréia Borges Universidade Federal de Santa Catarina
  • Danielly Oliveira Inomata Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Rede de colaboração científica, Rede de coautoria, Análise de rede social, Detecção de comunidades, Extração de informação

Resumo

A colaboração científica permite que esforços de pesquisa sejam unidos em prol do crescimento e da qualidade da ciência. O objetivo deste artigo é identificar e analisar as comunidades de colaboração científica em um Programa de Pós-Graduação interdisciplinar brasileiro. Utilizou-se o método de Análise de Rede Social (ARS) para detecção de comunidades e para cada comunidade foram extraídos e analisados os termos mais frequentes a partir do título das produções intelectuais. Foram encontradas nove comunidades de colaboração com arranjos distintos e cada comunidade apresenta um corpo de termos que permeiam as três áreas de concentração do programa. Os resultados encontrados demonstram que existe um equilíbrio entre as áreas de concentração do programa. Entretanto, comunidades isoladas devem ser evitadas e um trabalho mais interdisciplinar entre algumas áreas de concentração deve ser fomentado.

Biografia do Autor

Andrea Sabedra Bordin, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA
Doutorado em andamento em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA.
Alexandre Leopoldo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Bolsista do CNPq – Brasil.
João Artur de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.
Michele Andréia Borges, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorado em andamento em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Mestre em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Bolsista CAPES-DS
Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorado em andamento em Doutorado em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
Publicado
2015-06-07
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles