A ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO À LUZ DA TEORIA DE PIAGET: UMA POSSIBILIDADE EPISTEMOLÓGICA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Rosilene Agapito LLarena Universidade Federal da Paraíba
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba
  • Suzana Lucena Lira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Ressalta a aplicação da Teoria de Piaget na Arquitetura da Informação com o intuito de contribuir para o entendimento do processo de aquisição do conhecimento do usuário ao explorar um determinado ambiente de informação, e consequentemente com a gestão do conhecimento (GC). Além da possibilidade de contribuição para a construção epistemológica desta nova área do conhecimento - a Arquitetura da Informação (AI), o texto objetiva, também, contribuir para o debate relacionado à pesquisa em GC e AI em que a abordagem da maneira de raciocínio e mudança conceitual está intimamente ligada à questão da construção do conhecimento e da aprendizagem dos usuários em um ambiente de informação. Para alcance de tais objetivos, utilizou-se da metodologia bibliográfica para compreender a necessidade de uma arquitetura informacional condizente com o processo de gestão do conhecimento. As reflexões permitem concluir que a arquitetura da informação, à luz da teoria Piagetiana, ajuda o usuário a aprender a buscar informações significativas na construção do conhecimento, configurando-se como possibilidade de contribuição para gestão do conhecimento, por meio da relação com a tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Agapito LLarena, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração. Professora do Departamento de Ciência da Informação

Suzana Lucena Lira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação

Downloads

Publicado

06-06-2016

Como Citar

LLarena, R. A., Duarte, E. N., & Lira, S. L. (2016). A ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO À LUZ DA TEORIA DE PIAGET: UMA POSSIBILIDADE EPISTEMOLÓGICA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(1), 36–52. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/23029

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles