O RELACIONAMENTO COM EGRESSOS COMO ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Palavras-chave:
Informação e ex-alunos, Informação e relacionamento com egressos, Perfil de identificação organizacional e vinculação, Tomada de decisão.Resumo
O propósito deste artigo é apresentar estratégias desenhadas para identificar os mecanismos do relacionamento entre as instituições de Educação Superior e seus egressos. Nessa estratégia, a informação é tomada como importante fator de aproximação. Paralelamente, sistemas de informação são entendidos como artefatos a serem desenvolvidos e aperfeiçoados com o objetivo de facilitar a gestão dos dados dos egressos dessas instituições. Para fundamentar a presente análise da construção desse relacionamento foram abordados os seguintes construtos teóricos: identificação social e organizacional; papel; vínculo e necessidade de informação. Os resultados dessa elaboração apontam para a indispensabilidade de promoção da relação com o futuro egresso desde o seu ingresso na instituição enquanto estudante, mantendo-a ativa ao logo de todo o seu trajeto até a formação e após. Neste trabalho, são apresentadas algumas sugestões para que isso possa ser feito, além de oferecer subsídios para: 1) o enriquecimento da escassa literatura nacional sobre o relacionamento entre egressos e suas instituições de ensino; 2) a formulação de sistemas informacionais para egressos e 3) o auxílio da tomada de decisão na administração dessas instituições a fim de se desenvolver um relacionamento efetivo, profícuo e duradouro com seus ex-alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-06-2016
Como Citar
Queiroz, T. P., & Paula, C. P. A. de. (2016). O RELACIONAMENTO COM EGRESSOS COMO ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(1), 4–18. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/23362
Edição
Seção
Artigos de Revisão | Review Articles