MEMÓRIA ORGANIZACIONAL E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUNDO SETORIAL – CT–INFRA–UFPR

Autores

  • Maria Olivia Ferreira Pereira Universidade Federal do Paraná
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná
  • Maria do Carmo Duarte Freitas Universidade Federal do Paraná
  • André Anastácio Oliveira Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Memória Organizacional, Gestão do Conhecimento, Projetos Institucionais

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa e descritiva sobre os processos de Memória Organizacional no Fundo Setorial – MCTI/FINEP - CT-INFRA na Universidade Federal do Paraná (UFPR).Verifica e identifica os processos de Memória Organizacional utilizados na elaboração e na produção de projetos. Identifica pela Análise de Conteúdo dos discursos de professores líderes de área, a existência de um processo sistemático de registro das práticas desenvolvidas na elaboração dos subprojetos. Observa que os conhecimentos oriundos das práticas desses profissionais podem ser perdidos devido à falta de compartilhamento e registro das informações. Aponta a Memória Organizacional como processo que contribui para desenvolvimento de uma nova percepção e consciência de gestão na estruturação da pesquisa na Instituição. Conclui que é a partir do registro e reflexão sobre a prática, pela observação do contexto em que se desenvolvem os subprojetos que é possível encontrar soluções para a resolução de problemas e obtenção de êxito na proposição de novos projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Olivia Ferreira Pereira, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Servidora da Universidade Federal do Paraná

Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Doutora em Engenharia de Produção.

Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Doutora em Engenharia de Produção.

André Anastácio Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia. Servidor da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

06-06-2016

Como Citar

Pereira, M. O. F., Silva, H. de F. N., Freitas, M. do C. D., & Oliveira, A. A. (2016). MEMÓRIA ORGANIZACIONAL E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FUNDO SETORIAL – CT–INFRA–UFPR. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(1), 128–140. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/23587

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles