CONCEPÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE INFORMAÇÃO BIOTECNOLÓGICA DO CENTRO DE BIOTECNOLOGIA DA AMAZÔNIA

Cleiton da Mota de Souza Souza, Célia Regina Simonetti Barbalho, Sammy Aquino Pereira, Simone Santos de Freitas, Andrielle de Aquino Marques, Angela Emi Yanai

Resumo


Aborda o percurso de criação do Núcleo de Informação Biotecnológica (NIB) do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) que propôs a prestação de produtos e serviços informacionais com uma gestão integrada de informação e conhecimento como apoio ao desenvolvimento da bioindústria no Brasil. Destaca que o Centro foi delineado com o objetivo de desenvolver novas tecnologias biotecnológicas, para pesquisas integradas na área da biotecnologia, a fim de fornecer suporte às empresas de transformação, industrialização de produtos naturais, formação de empresas de base tecnológica e de recursos humanos. Aponta que tais objetivos exigiram a instituição do Núcleo, o qual pautou suas ações por meio da utilização e geração adequada de fontes, serviços e fornecedores de informação, tanto interna como externa ao Centro, com a função de promover os saberes e transferência de tecnologia. Descreve os produtos e serviços do Núcleo de modo a explorar o seu papel informacional na Região Amazônica. Ressalta a prospecção de 16 produtos e serviços e a efetiva implantação de 26. Conclui que o registro pragmático desta implantação se faz necessário por dois aspectos, a saber: dimensionar o esforço realizado para executar tão importante projeto que se encontra atualmente desamparado pelas políticas públicas brasileiras e para favorecer a implantação de outros no que concerne a poucos modelos existentes. O artigo dispõe sobre a metodologia utilizada e descreve os serviços e produtos como resultado do esforço realizado para implantar o Núcleo.

Palavras-chave


Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Inteligência Competitiva. Centro de Biotecnologia da Amazônia. Núcleo de Informação Biotecnológica.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).