APLICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS NO TRABALHO: UM ESTUDO NO BANCO DO BRASIL

Autores

  • Gerson Padilha de Almeida Banco do Brasil
  • Isa Aparecida de Freitas
  • Edilson Ferneda Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n1

Palavras-chave:

Educação Corporativa, Transferência de Aprendizagem, Competências Científicas

Resumo

Somente a formação escolar tradicional não consegue desenvolver as competências profissionais necessárias à realidade empresarial. A busca pelo conhecimento inovador, também ultrapassa os limites das universidades corporativas e encontra refúgio nos centros de excelência de criação do conhecimento e inovação que são as universidades, especificamente em seus cursos de mestrado e doutorado. Os profissionais que participam de mestrado ou doutorado desenvolvem, por meio da pesquisa acadêmica, conhecimentos, habilidades e atitudes científicas denominadas competências científicas. O objetivo deste estudo é verificar a aplicação de competências científicas no Banco do Brasil adquiridas por meio do seu programa de capacitação em nível stricto sensu. Os resultados da pesquisa indicam que as competências científicas desenvolvidas pelos mestres e doutores são aplicadas no trabalho, tendo o suporte organizacional como fator preditivo para essa aplicação.

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Biografia do Autor

Gerson Padilha de Almeida, Banco do Brasil

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília.

Isa Aparecida de Freitas

doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005). Atuou por 22 anos na área de gestão de pessoas do Banco do Brasil e tem atuado como docente em Programas de MBA em Gestão de Pessoas da UnB e UCB. Atualmente é consultora em gestão de pessoas

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

Possui graduação em Tecnologia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e doutorado em Computação pelo Laboratoire d'Informatique, Robotique et Microélectronique de Monpellier (LIRMM), França (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Brasília, onde atua no Curso de Bacharelado em Ciência da Computação e no Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Seus interesses incluem Inteligência Artificial e Gestão do Conhecimento.

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Publicado

30-04-2018

Como Citar

de Almeida, G. P., de Freitas, I. A., & Ferneda, E. (2018). APLICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS NO TRABALHO: UM ESTUDO NO BANCO DO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(1), 155–190. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles