GESTÃO DA INFORMAÇÃO COM FOCO NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ESTUDO DE CASO DO WEBSITE DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS (IFSC/USP)

  • Tatiana Gladcheff Zanon Spina Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP)
Palavras-chave: Acesso e Uso da Informação, Percepção Pública da Ciência, Tecnologias da Informação e Comunicação, website do Instituto de Física de São Carlos

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico quali-quantitativo do website do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) para verificar sua efetividade comunicacional com o público interno e externo ao Instituto, utilizando-se das ferramentas Google Analytics para coleta dos dados, e o editor de planilhas Excel para tabulação e análise dos dados. Foram analisadas 2.441 notícias do website, postadas entre junho de 2011 e dezembro de 2015, considerando dados especialmente relacionados ao acesso e tempo de permanência em cada página. Concluiu-se que a maior parte dos acessos é de origem local, e que notícias com conteúdo relacionado à Física do Cotidiano, Saúde e Medicina e Oportunidades são as que trazem maior número de acessos e tempo de permanência no website.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Gladcheff Zanon Spina, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP)
Jornalista e assessora de imprensa do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Publicado
2017-03-25
Como Citar
Spina, T. G. Z. (2017). GESTÃO DA INFORMAÇÃO COM FOCO NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ESTUDO DE CASO DO WEBSITE DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS (IFSC/USP). Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 7(1), 160-174. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles