TIPOLOGIA DO TRABALHADOR DO CONHECIMENTO: PAPÉIS E PROCESSOS

Autores

  • Valéria Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ-IBICT http://orcid.org/0000-0002-9874-3333
  • Neusa Maria Bastos F. Santos Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade São Paulo (1992), Brasil
  • Belmiro do Nascimento João Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(1998)
  • André Saito Doutor em Knowledge Science pelo Japan Advanced Institute of Science and Technology – JAIST(2007). Japão

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Palavras-chave:

Tipologia, Trabalhador do conhecimento, P&D, Gestão de recursos humanos, Processos de conhecimento.

Resumo

Fundamentado em um Modelo de Tipologia do Papel do Trabalhador do Conhecimento, este artigo apresenta resultados da avaliação de papéis e processos típicos para uma população brasileira com características aproximadas, deste estudo na Europa. Participaram 42 pesquisadores atuantes em centros de ensino e institutos de pesquisas brasileiros na área de biotecnologia e de ciência da computação. A investigação exploratória e descritiva utilizou-se da ferramenta open source Lime Survey. Foram analisados dados primários, com uso de metodologia quantitativa. 67% respondentes identificaram com o papel de Recuperador, diferindo do resultado obtido por Reinhardt et al. (2011), que apontou o papel de Aprendiz. Em relação ao processo, Aquisição, com média 4,12 de respostas (na Escala Likert), obteve a concordância dos respondentes como o principal processo típico de conhecimento realizado pelos respondentes, seguido pelo processo de Formalização. Os participantes da pesquisa concordam que os cinco processos típicos do conhecimento estão presentes na maioria dos papéis dos trabalhadores do conhecimento, tendo destaque o papel do Compartilhador como o mais relevante nos processos de formalização, compartilhamento e aplicação do conhecimento. Ponderando a limitação do estudo e a motivação para ampliar a amostragem da pesquisa, o resultado reforça a boa aderência da tipologia e destaca o uso desse instrumento benéfico a gestão dos recursos humanos ao relacionar papéis de trabalho de diferentes conhecimentos e as atividades correspondentes, relacionados aos processos do conhecimento.

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Biografia do Autor

Valéria Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ-IBICT

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação UFRJ-IBICT (2016-2020(previsto)) Mestre em Administração da PUC/SP (2015)

Neusa Maria Bastos F. Santos, Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade São Paulo (1992), Brasil

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Belmiro do Nascimento João, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(1998)

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

André Saito, Doutor em Knowledge Science pelo Japan Advanced Institute of Science and Technology – JAIST(2007). Japão

Diretor de educação da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento e diretor técnico do Open Innovation Center Brasil.

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Publicado

25-03-2017

Como Citar

Macedo, V., Santos, N. M. B. F., João, B. do N., & Saito, A. (2017). TIPOLOGIA DO TRABALHADOR DO CONHECIMENTO: PAPÉIS E PROCESSOS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 94–108. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles