GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: UMA APRENDIZAGEM EM REDE COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Colaboração em rede, Aprendizagem organizacional.Resumo
Este estudo pretende contribuir para o desenvolvimento da Gestão do Conhecimento (GC) em organizações de natureza hipertexto, onde o conhecimento é gerado em diferentes contextos interconectados e as estruturas burocráticas convivem com grupos de projetos desenvolvedores de novas soluções. Primeiramente, o estudo preocupou-se em definir o que é Gestão do Conhecimento e a forma como se comportam três tipos de organização (top down, botton up e middle-up-down) na criação do conhecimento. Em seguida, as características do modelo middle-up-down, também conhecido como hipertexto, serviram de base para a condução de entrevistas semiestruturadas, de acordo com a metodologia Investigação Apreciativa, com gestores envolvidos em projetos relacionados à GC em três organizações do setor industrial. O resultado mostrou que as empresas apresentam diferentes níveis de maturidade para implantação da Gestão do Conhecimento e quais áreas-chave são propulsoras de GC nas organizações (Comunicação, Tecnologia da Informação, Projetos e Recursos Humanos). Essa análise também revelou as práticas de gestão do conhecimento que podem ser utilizadas para compartilhar, proteger, criar e organizar conhecimento. Por fim, o levantamento deu origem à ideia de desenvolver uma plataforma batizada de Colabore, para promover a troca e o aprendizado em rede sobre o assunto, haja vista que o diferencial competitivo das empresas na sociedade do conhecimento está na capacidade de aprendizagem de seus colaboradores, na geração de conhecimento, que aumenta exponencialmente a inteligência coletiva das organizações, possibilitando a inovação de produtos e serviços.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-03-2017
Como Citar
de Menezes, K. C., Johann, J., Valentim, P. P., & Scott, P. (2017). GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: UMA APRENDIZAGEM EM REDE COLABORATIVA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 145–159. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles