MATERNIDADE EM PAUTA: REFLEXÕES SOBRE ATIVISMO DIGITAL E SUA RELAÇÃO COM A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

Autores

  • Lílian Viana Teixeira Cananéa Universidade Federal da Paraíba/docente
  • Maria Meriane Vieira Rocha Universidade Federal da Paraíba/docente
  • Maria das Graças Targino Universidade Federal do Piauí/docente

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Palavras-chave:

Maternidade. Cibercultura. Ativismo digital. Plataforma digital. Competência em Informação.

Resumo

Objetiva-se discutir o ativismo digital materno no que concerne aos benefícios quanto às novas formas de ação e de lutas por meio da cibercultura. O foco é apresentar a mobilização de mulheres-mães como movimento social em rede, que se apropria das potencialidades da internet para propor olhar inovador sobre a maternidade na vida contemporânea. Como decorrência, o artigo relaciona ativismo digital x competência informacional como agente propulsor de engajamento dos atores sociais, o que resulta em revisão de literatura, que incorpora os itens: identidade da mulher-mãe e sua ressignificação frente ao ativismo digital; e competência em informação, com ênfase para o papel da mulher-mãe no âmbito da Ciência da Informação. Em termos metodológicos, configura-se como pesquisa bibliográfica, que favorece informar ao pesquisador o status quo da temática central: maternidade e ativismo digital. O estudo também é descritivo, exploratório e qualitativo. Descritivo, pois se limita a descrever, registrar, analisar e interpretar fatos ou fenômenos da realidade, sem qualquer interveniência. No caso da pesquisa exploratória, seu intuito é favorecer visão genérica de determinadas questões de pesquisa, em geral, temas pouco explorados. Por fim, a pesquisa qualitativa privilegia particularidades e experiências individuais e grupais, haja vista que seu alvo é apreender o comportamento de determinado grupo social. No caso, as inferências confirmam a presença crescente das mulheres-mães nas redes sociais recorrendo às tecnologias como ferramenta para colocar a maternidade em pauta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian Viana Teixeira Cananéa, Universidade Federal da Paraíba/docente

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI / UFPB). Mestre em Ciência da Informação e graduada em Comunicação, UFPB. Possui experiência profissional nas áreas de marketing, empreendedorismo, assessoria de comunicação e comunicação empresarial e, na academia, seu foco como pesquisador gira em torno de temas, como maternidade e feminismo. Atualmente, é Professora Substituta do Departamento de Ciência da Informação (DCI / UFPB).

Maria Meriane Vieira Rocha, Universidade Federal da Paraíba/docente

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI / UFPB). Mestre em Ciência da Informação, UFPB. Especialista em Gestão de Unidades de Informação e, também, em Organização de Arquivos, ambas formações junto à UFPB. Professora Adjunta II do Departamento de Ciência da Informação (DCI / UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social. Experiência no campo da arquivologia e biblioteconomia, atuando principalmente nos temas competência em informação; regime de informação; gestão da informação e do conhecimento; biblioteca escolar; mercado de trabalho; e educação continuada.

Maria das Graças Targino, Universidade Federal do Piauí/docente

Doutora em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, e jornalista, finalizou seu pós-doutorado junto ao Instituto Interuniversitario de Iberoamérica da Universidad de Salamanca, Espanha. Sua experiência acadêmica inclui, ainda, cursos em países, como Inglaterra, Cuba, México, França e Estados Unidos. Tem produzido artigos, capítulos e livros em ciência da informação e comunicação, enveredando pela literatura como cronista. Hoje, é professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI / UFPB) e Coordenadora do Curso de Alfabetização e Letramento do Centro de Educação Aberta a Distância / Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

Viana Teixeira Cananéa, L., Vieira Rocha, M. M., & Targino, M. das G. (2018). MATERNIDADE EM PAUTA: REFLEXÕES SOBRE ATIVISMO DIGITAL E SUA RELAÇÃO COM A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(3), 20–39. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles