GESTÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO NO CONTEXTO MIDDLE-UP-DOWN DA GESTÃO ESTRATÉGICA

Autores

  • Fernando Ramos Lengler Faculdade Cesusc
  • Amanda Santos Ilha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Com o objetivo de compreender como se relacionam o conhecimento tácito e o processo integrador de formação da estratégia, este trabalho apresenta algumas reflexões decorrentes das mudanças nas organizações com foco na utilização da gestão estratégica middle-up-down, frente às condições dos ambientes internos e externos. É sabido que o conceito de estratégia e a gestão possuem diferentes correntes teóricas e não possuem um único direcionamento. Neste sentido, considerando-se a gestão do conhecimento e a implementação da estratégia propõe-se um ensaio teórico apresentando uma análise reflexiva sobre o processo de formação da estratégia middle-up-down, a partir das perspectivas de estratégias emergentes e deliberadas. Como principais reflexões, o ensaio destaca a constante influência das ações dos níveis intermediários das organizações e a troca de conhecimento organizacional pelos colaboradores de todos os níveis organizacionais na formação da estratégia. Destaca-se como contribuição deste estudo o indicativo para que as pesquisas realizadas dentro desta perspectiva aprofundem as teorias das ciências sociais contribuindo para a construção teórica do campo. Assim, a relação apresentada entre a gestão do conhecimento tácito (vivência organizacional) e o processo de formação da estratégia contribui para suscitar pesquisas que aprofundem o estudo das relações organizacionais e o que ocorre no dia a dia como algo de valor significativo para os estudos sobre estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Ramos Lengler, Faculdade Cesusc

Doutorando em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Professor do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, Brasil.

Amanda Santos Ilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universitat de València, Espanha. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

25-08-2020

Como Citar

Lengler, F. R., Ilha, A. S., & Lavarda, R. A. B. (2020). GESTÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO NO CONTEXTO MIDDLE-UP-DOWN DA GESTÃO ESTRATÉGICA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(2), 3–21. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/40399

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles