GESTÃO DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO, CULTURA ORGANIZACIONAL E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: O QUARTETO ESTRATÉGICO PARA A CONSTRUÇÃO E USO COMPETENTE DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL
Palavras-chave:
Cultura Organizacional. Gestão do Conhecimento. Gestão da Informação. Competência em Informação. Memória OrganizacionalResumo
Esta pesquisa apresenta reflexões e questionamentos acerca da importância da Gestão da Informação, da Gestão do Conhecimento, da Cultura Organizacional e da Competência em Informação em relação à criação e uso competentes da Memória Organizacional, questionando a possibilidade de elaboração de diretrizes que norteiam a construção e o uso competente da Memória organizacional, a partir das ferramentas e elementos do quarteto estratégico organizacional. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória utilizando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica sobre Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Cultura Organizacional, Competência em Informação e Memória Organizacional, gerando como resultado a elaboração de um quadro teórico-conceitual com a contribuição estratégica dos temas abordados para a criação e a consolidação da Memória Organizacional no ambiente empresarial. Como resultado da integração dos temas, foram estabelecidas cinco diretrizes para a estruturação da Memória Organizacional de maneira coesa, ampliando as possibilidades de reutilização da informação estratégica pela organização ao longo do tempo, com resultados no crescimento, no aumento da lucratividade e na consolidação organizacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-12-2019
Como Citar
Yafushi, C. A. P., Almeida, M. F. I. de, & Vitoriano, M. C. de C. P. (2019). GESTÃO DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO, CULTURA ORGANIZACIONAL E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: O QUARTETO ESTRATÉGICO PARA A CONSTRUÇÃO E USO COMPETENTE DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(3), 4–20. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/40647
Edição
Seção
Artigos de Revisão | Review Articles