COMPORTAMENTO INFORMACIONAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS ESTUDANTES EM ARQUIVOLOGIA DA UFPB

  • Ana Clara Palitot Dias de Lacerda Universidade Federal da Paraíba
  • Rosilene Agapito da Silva Llarena Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Comportamento Informacional. Competências em Informação. Necessidades informacionais. Arquivologia UFPB

Resumo

Com o advento da explosão informacional, os indivíduos adquirem novas necessidades informacionais, e ao identificá-las remetem aos comportamentos que os levam a suprir essas necessidades. Para tanto, a construção de conhecimentos, habilidades e atitudes, pelo indivíduo, no campo informacional, poderá contribuir para que utilize dos recursos certos e necessários para lidar de maneira efetiva com suas necessidades, resolvendo seus problemas informacionais. À esta construção caracterizamos competência em informação assinalada por habilidades direcionadas à resolução de questões informacionais. No ambiente acadêmico, de nível superior, a busca por competência em informação ganha maior importância e os comportamentos de informação tornam-se comuns junto às necessidades de investigação. Nesse sentido, este estudo procura compreender a relação entre comportamento informacional e competências em informação por meio da análise realizada com os alunos do sétimo, oitavo e nono períodos do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, desenvolveu-se revisão bibliográfica que abrange comportamento e competência em informação, com o intuito de dar embasamento à pesquisa descritiva de cunho qualitativo e quantitativo. Conclui que os alunos do curso de Bacharelado em Arquivologia conhecem sobre comportamento e competências em informação e estabelecem as devidas relações entre eles. Afirma que o curso propõe as condições básicas para adquirirem as competências em informação para sua formação, porém que necessitam de formação auxiliar para definir suas competências em informação para atuação em arquivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Palitot Dias de Lacerda, Universidade Federal da Paraíba
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Internacional da Paraíba – FPB. Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba.
Rosilene Agapito da Silva Llarena, Universidade Federal da Paraíba
Doutora em Ciência da Informação pela UFPB com estágio de doutoramento no exterior na Universidade de Zaragoza – Espanha. Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Graduada em Biblioteconomia pela UFPB e em Pedagogia pela UFPB.
Publicado
2019-04-22
Como Citar
Lacerda, A. C. P. D. de, & Llarena, R. A. da S. (2019). COMPORTAMENTO INFORMACIONAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS ESTUDANTES EM ARQUIVOLOGIA DA UFPB. Perspectivas Em Gestão & Conhecimento, 9(1), 248-265. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/40934
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles